sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

EMPRESÁRIO PERNAMBUCANO ESTÁ MAIS CONFIANTE NA ECONOMIA QUE O RESTANTE DO PAÍS


Pelo terceiro mês consecutivo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresentou desempenho positivo no estado chegando aos 53,0 pontos no mês de janeiro acima da linha divisória de confiança. Segundo o levantamento, analisado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), o número é superior ao índice nacional que apresentou um crescimento de 2,1 pontos no primeiro mês do ano de 2017, registrando 50,1 pontos.

Para Thobias Silva, gerente do Núcleo de Economia e Negócios Internacionais da FIEPE a melhora na confiança pode ser resultado de uma série de fatores, entre eles os recentes anúncios de medidas para recuperar o desempenho da economia do país e das empresas este no final do ano passado. “Outro fator que tem impulsionado a retomada da confiança é a expectativa de novos cortes nas taxas de juros SELIC em função da redução gradual dos índices inflacionários”, completa.

O estudo apresentou alta também no Índice das Condições Atuais no estado de Pernambuco que marcou 44,3 pontos, um aumento de 2,1 pontos. A elevação no índice foi resultado do crescimento de todos seus subcomponentes. O índice de condição da economia brasileira alcançou 41,2 pontos, registrando a maior elevação entre os subcomponentes, com expansão de 6,8 pontos na comparação com o mês anterior. Os subcomponentes referentes à condição do estado e das empresas atingiram, respectivamente, 37,8 pontos e 46,9 pontos no estudo, apresentando um aumento de 2,7 pontos e 0,9 ponto.

O ICEI analisou ainda a expectativa dos empresários industriais pernambucanos para os próximos seis meses que mostrou leve aumento de 0,6 ponto chegando a marcar 57,4 pontos na pesquisa, indicativo de confiança na atividade industrial para os próximos meses. Apesar do subcomponente referente a expectativas das empresas apresentar uma leve retração de 0,7 ponto, os subcomponentes referentes às expectativas da economia brasileira e do estado apresentaram alta de 3,8 e 1,2 pontos, respectivamente, registrando 53,5 e 51,3 pontos na pesquisa do corrente mês.


Fonte: Fiepe