sábado, 11 de fevereiro de 2017

Produção industrial cresce em 10 de 14 locais pesquisados

Imagem de Arquivo/Agência Brasil

Números do IBGE reforçam a ideia de um cenário mais positivo para a indústria em 2017
Dezembro foi um mês positivo para a produção industrial no País. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria dos estados ficou no azul e o setor passou a dar sinais de que está cada vez mais próximo de uma recuperação.

pesquisa regional, que faz uma radiografia da indústria brasileira, mostrou que de 14 locais pesquisados pelo IBGE, dez apresentaram aumento da produção frente a novembro. Com esse desempenho, a produção industrial no Brasil avançou 2,3% no período.

Para o trabalhador do setor, os números são uma boa notícia depois de a produção industrial ficar em baixa no ano passado. Quanto mais a produção crescer, maior é a confiança dos empresários de que a economia está bem. Com isso, as fábricas ficam mais próximas de tirar projetos da gaveta e de aumentar o número de contratações.

Previsões para a indústria

Entre os economistas que fazem previsões para os diversos setores da economia, os números do IBGE reforçam a ideia de um cenário mais positivo para a indústria em 2017. As apostas, até agora, são de que a produção deve crescer 1% neste ano.

O local com o melhor desempenho nessa pesquisa foi o Ceará, com alta de 12,4% na produção industrial. A lista dos avanços mais expressivos segue com Rio Grande do Sul (+6,3%), Espírito Santo (+5,1%) e Santa Catarina (+3,6%).

Também ficaram no azul Pernambuco (0,6%), Bahia (1,4%), Minas Gerais (2,3%), Paraná (0,8%) e Goiás (1,4%). A Região Nordeste, na média, cresceu 4,9% na passagem de novembro para dezembro.

Fonte: Portal Brasil