sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Apostila - Tendências de consumo que podem apoiar a competitividade do vestuário brasileiro


As tendências evidenciam a necessidade das empresas estarem cada vez mais comprometidas com as questões socioambientais e com a necessidade de aproximação com seus clientes, transformando-os em parceiros
Identificar e conhecer as principais tendências do comportamento dos consumidores auxilia as empresas a não só aperfeiçoarem seus produtos, mas a expandirem suas ações no mercado, ampliando suas formas de gestão e atendimento ao cliente.

Esse relatório traz duas pesquisas que avaliam o perfil dos consumidores e trazem tendências de consumo. A primeira pesquisa é da Trendwatching.com, que é reconhecida mundialmente por monitorar tendências de consumo. A empresa atua distribuindo gratuitamente sumários dessas tendências a mais de 160 mil assinantes em 180 países.

Já a outra pesquisa foi realizada pela empresa brasileira Macroplan, que presta consultoria em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão orientada para resultados. Em janeiro de 2012, a Macroplan publicou o documento: Atualidades Prospectivas, que aborda as tendências do consumo no Brasil para os próximos 20 anos.

Entre as tendências, é possível identificar o Consumo Exigente. Esse tipo de público é mais consciente e exigente de seus direitos, o que faz aumentar a reivindicação por produtos e serviços de qualidade, e certificados. Uma forte tendência apresentada para esse público nos próximos anos está relacionada ao acesso às informações em tempo real permitindo ao consumidor acompanhar toda a história, aplicação, localização e os processos que estão relacionados à produção dos produtos comprados.

Outra forte tendência é de Data Myning. Nesse caso, os consumidores exigem bons dados, esperam ter o controle e fazerem bom uso de seus próprios dados para se aproximarem das empresas que usem de forma eficaz essas informações. Um bom exemplo na área da moda pode ser percebido quando um potencial cliente pode se cadastrar no site de uma empresa de moda. Neste cadastro, pode inserir sua altura e suas medidas. Se a empresa analisar essas informações pode mandar informações sobre as roupas que melhor vestem àquela determinada pessoa ou orientações que dizem respeito às características físicas desse cliente. Essa atitude aproximará o cliente da empresa.

Confira o relatório na íntegra, clicando no link abaixo:


Fonte: Testile Industry