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Dreamstime/Especial para Terra
Nas
pequenas empresas, é comum a contratação de parentes e amigos que não têm
perfil de vendas. A prática é um erro. Recorrer a candidatos que já tenham
experiência no varejo é uma boa saída
Para
vender mais, além do contar com serviços ou produtos de qualidade, conhecer
estratégicas de gestão também ajuda. As recomendações vão desde como escolher o
melhor ponto comercial até como investir em um pós-venda correto.
Com o auxílio de Mário Rodrigues, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), e Claudio Felisoni de Angelo, do Programa de Administração de Varejo (Provar) da Faculdade Instituto Administração (FIA), o Terra listou 10 dicas para ajudar você a vender mais.
1. Ponto comercial
A
recomendação número um é manter o ponto de venda em um local frequentado pelo
público-alvo do negócio. Essa é uma das primeiras coisas a ser pensada pelo
empreendedor que deseja atuar no varejo. Com a loja já consolidada, fica
difícil mudar de endereço.
2. Conhecimento do cliente
2. Conhecimento do cliente
A
pequena empresa tem uma vantagem em relação à grande neste quesito porque
geralmente o dono do negócio está atrás do balcão todos os dias. "É
preciso tomar cuidado com o crescimento. Nesse período, é comum que o
empreendedor deixe um pouco de lado a proximidade com os consumidores",
alerta Mário. O professor recomenda que se mantenha computados alguns dados dos
clientes, como o que eles compram e com que frequência. Sabendo o perfil dos
clientes com exatidão, compra-se melhor dos fornecedores e as chances de venda
aumentam.
3. Controle de estoque
3. Controle de estoque
Vale a
pena investir em um sistema de tecnologia da informação, mesmo que simples. Por
meio dele será possível, por exemplo, saber quais são os produtos mais vendidos
e, a partir daí, ajustar melhor o sistema de compras. É preciso ainda cuidado
para que não faltem itens - o consumidor que entra na loja e descobre que o
produto acabou dificilmente volta ao local.
4. Promoções
4. Promoções
"Os
olhos dos consumidores brilham quando leem 'descontos'", diz Mário. No
entanto, é preciso que a promoção seja mesmo verdadeira - algumas empresas,
sabendo do chamariz que elas representam, apenas anunciam a baixa, sem de fato
alterar os preços. Às vezes, as promoções não significam necessariamente
aumento no faturamento, mas sim crescimento do volume das vendas.
5. Capacitação do vendedor
5. Capacitação do vendedor
Nas
pequenas empresas, é comum a contratação de parentes e amigos que não têm
perfil de vendas. A prática é um erro, pois um profissional do ramo deve ser
alguém capacitado para negociar e personalizar o atendimento. Recorrer a
candidatos que já tenham experiência no varejo é uma boa saída.
6. Vitrine
6. Vitrine
Produto
que não fica exposto não é vendido. A vitrine, mais do que bem organizada,
precisa ser atraente. Isso se consegue com o mix certo de produtos ¿ que tenham
apelo para o público-alvo em questão - e constante novidade.
7. Facilidade de pagamento
7. Facilidade de pagamento
O
estabelecimento que aceita diversas modalidades de pagamento, como cartões de
crédito e débito e cheque, e também possibilita o parcelamento, ganha a preferência
do consumidor.
8. Datas especiais
8. Datas especiais
Ficar
atento à sazonalidade. Garanta que sua empresa esteja preparada para o aumento
de venda que datas como Natal e Dia das Mães trazem. Isso significa tanto
possuir mais produtos como, se for o caso, contratar temporários. Quem não se
prepara, perde para a concorrência.
9. Presença online
9. Presença online
Se não
for possível vender pela internet, é interessante que a empresa tenha pelo
menos um site ou uma página no Facebook. É comum alguns consumidores saírem de
casa depois de consultarem a página online das lojas em que desejam comprar. A
empresa que não tiver presença online, fica de fora desse radar.
10. Pós-venda
10. Pós-venda
"O
pós-venda é a pré-venda da compra seguinte", opina Mário. Os clientes que
reclamam do serviço ou do produto requerem atenção dobrada. Tanto para que se
possa melhorar o produto em questão, quanto para que a imagem da empresa não
fique maculada.
Fonte: Portal Terra