Quais são os melhores
caminhos para se tornar um vendedor de sucesso, que cumpra metas e supere seus
próprios resultados?
Por Leila Navarro
Elaborei
sete dicas essenciais para quem pensa em entrar para a área de vendas ou já
trabalha nela e deseja prosperar na carreira. Mas, na realidade, estas dicas
servem para todos os profissionais que aspiram uma carreira em ascensão, pois
todo mundo é vendedor, não importa a profissão que tenha escolhido seguir.
1. Conhecer
– O
mais importante para o vendedor é ele conhecer o que vende, não importa se é um
serviço ou um produto ou se ele o utiliza ou não. O que ele precisa é conhecer
profundamente e ter afinidade com o que vende. Isto maximiza sua autoconfiança,
diferencial essencial para qualquer vendedor. Pois o cliente precisa sentir que
o que está sendo vendido é confiável e quem passa essa confiabilidade é o
vendedor.
2. Ambição
– O
vendedor deve ser ambicioso. Mas não de forma negativa, mas, sim, ser alguém
que nunca está satisfeito, que parte de um desafio em busca de outro, que quer
mais. Essa ambição promove o crescimento, a busca por conhecimento. Nunca será
alguém que cumpre a sua meta e se acomoda com isso.
3. Mudança
–
Quando namoramos alguém e não estamos mais sentindo prazer com aquela pessoa
significa que precisamos mudar. E essa mudança pode ser desde uma revitalização
na relação ou terminá-la. O mesmo vale para uma relação de trabalho. Se o
vendedor está desmotivado em uma empresa, deve procurar reacender o brilho, conversando
com seus gestores em busca de novas possibilidades ou procurando vaga em outra
empresa. Manter a relação saudável é fundamental para um bom desempenho.
4. Decisão
– O bom
vendedor pode ganhar o salário que quiser. Ele é apaixonado pelo que faz, é
decidido e conquista todos à sua volta. Nosso momento atual é de franco
desenvolvimento, somos a sexta potência mundial, as pessoas estão enriquecendo
no Brasil. Pensar de forma positiva ajuda a realizar. Mas ser um excelente
profissional é procurar uma excelente empresa também. Pois saber decidir faz a
diferença. Como dizia Peter Drucker: “Onde há uma empresa de sucesso,
alguém tomou alguma vez uma decisão valente.”
5. Assumir
–
Existe um medo da palavra “vendedor” devido a um conceito antigo, a partir do
qual se achava que a pessoa que não soubesse fazer nada acabava caindo em
vendas. Esta desqualificação não tem mais sentido, hoje não temos tempo a
perder, temos que assumir com coragem nosso papel, pois como sempre digo:
estamos aonde nos colocamos. Não esta contente? Muda.
6. Resiliência
– Ouvir
um não, não é agradável. E dai penso em quem trabalha com telemarketing, pois
os operadores não ouvem só ‘não’, recebem ofensas, agressões e interagem
frequentemente com mau humor. Mas isso não é pessoal, pois o interlocutor nem
sabe quem você é, ele esta agredindo a empresa que você representa naquele
momento. Temos que ser resilientes às críticas, as crises, as frustrações, pois resiliência é
a capacidade de adaptar-se as mudanças. E como dizia Charles Darwin: “Não
é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta
às mudanças”.
7. Sonhar
-
Acreditar em si e superar todos os obstáculos para realizar seus sonhos é um
diferencial do vendedor de sucesso. Ter no sonho sua paixão e colocar o
dinheiro como consequência da concretude do sonho é maturidade profissional,
pois seu negócio não é criado somente para sua satisfação pessoal, mas para o
desenvolvimento sustentável de mais pessoas.
Por
trás de todo grande empreendedor, há um sonho e uma causa; por trás de todo
sonho, há uma grande força que empurra o empreendedor na direção certa, a
direção da certeza da realização.
Fonte: Blog Oficial da Leila Navarro