segunda-feira, 25 de junho de 2012

Como motivar sua equipe a trabalhar mais?


O empreendedor deve desempenhar o papel de líder no ambiente da empresa


Respondido por Othamar Gama Filho, especialista em gestão de pessoas

A tentativa de aumentar a produtividade de um colaborador ou de um grupo deve sempre levar em consideração o papel que os líderes ou empreendedores desempenham dentro do ambiente corporativo. Envolver os funcionários nas tomadas de decisões e compartilhar os objetivos da companhia são algumas maneiras de estimular as pessoas.

Uma empresa que inspira valores e partilha seus planos com suas equipes tende a somar colaboradores criativos. O fato de um trabalho ter começo, meio e fim também faz com que as pessoas se sintam donas ou partes importantes de um projeto. Excluir colaboradores por serem de setores diferentes é um erro.

O incentivo por meio de remuneração variável quase sempre funciona bem. Bônus, metas e promoções podem alavancar o desempenho de muitos profissionais.

Já as premiações, embora também possam criar estímulos em um primeiro momento, escondem um risco: o colaborador pode se sentir desestimulado quando percebe não ter chance de ganhar.

Gestores que reservam tempo para orientar e lidar diretamente com seus colaboradores vêem suas equipes com melhores performances. A aproximação sinaliza unidade e o entendimento de que todos possuem os mesmos objetivos.

Othamar Gama Filho é diretor executivo da consultoria Recruiters e
especialista em tecnologias de análise de perfil de candidatos.


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Fonte: Exame