O
empreendedor deve desempenhar o papel de líder no ambiente da empresa
Respondido
por Othamar Gama Filho, especialista em gestão de pessoas
A
tentativa de aumentar a produtividade de um colaborador ou de um grupo deve
sempre levar em consideração o papel que os líderes ou empreendedores desempenham
dentro do ambiente corporativo. Envolver
os funcionários nas tomadas de decisões e compartilhar os objetivos da
companhia são algumas maneiras de estimular as pessoas.
Uma
empresa que inspira valores e partilha seus planos com suas equipes tende a
somar colaboradores criativos. O fato de um trabalho ter começo, meio e fim
também faz com que as pessoas se sintam donas ou partes importantes de um
projeto. Excluir colaboradores por serem de setores diferentes é um erro.
O
incentivo por meio de remuneração variável quase sempre funciona bem. Bônus,
metas e promoções podem alavancar o desempenho de muitos profissionais.
Já as
premiações, embora também possam criar estímulos em um primeiro momento,
escondem um risco: o colaborador pode se sentir desestimulado quando percebe
não ter chance de ganhar.
Gestores
que reservam tempo para orientar e lidar diretamente com seus colaboradores
vêem suas equipes com melhores performances. A aproximação sinaliza unidade e o
entendimento de que todos possuem os mesmos objetivos.
Othamar
Gama Filho é diretor executivo da consultoria Recruiters e
especialista em tecnologias de análise de perfil de candidatos.
especialista em tecnologias de análise de perfil de candidatos.
Envie suas dúvidas com a palavra RH no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br.
Fonte: Exame