quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Federasul volta a pedir ao governo exclusão do imposto de fronteira das micro e pequenas empresas

Fonte: Federasul 

A Federasul entregou ao governador Tarso Genro o documento da entidade solicitando a exclusão das micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional da obrigatoriedade do pagamento do diferencial da alíquota interestadual de ICMS, conhecido como imposto de fronteira. O documento, com três laudas, foi aprovado e assinado em reunião do projeto de interiorização da Federasul, dia 17 de novembro passado, em Livramento.

Líderes regionais do Estado definiram a solução em relação ao imposto de fronteira como prioridade, já que as micro e pequenas empresas estão sendo inviabilizadas com a legislação que não permite que as optantes pelo Simples se credenciem dos valores pagos, na medida em que gera custos para essas empresas, destaca Cairoli.

O documento pede a imediata exclusão das micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional da obrigatoriedade do pagamento do diferencial da alíquota interestadual de ICMS, “diante dos notórios prejuízos decorrentes desse pagamento, em flagrante violação à determinação constitucional”. Cairoli reafirmou ao governador que a não exclusão vai acabar obrigando o fechamento de muitas empresas que poderão aderir à informalidade.

O governo, por sua vez, garantiu à Federasul que o pleito será encaminhado ao Grupo de Assessoramento Superior e à Secretaria Estadual da Fazenda para análise. Posteriormente, em nova audiência, Cairoli será informado pelo governador do resultado da avaliação.