quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CACB prioriza Postos de Conciliação em 2012

Fonte: CACB

 
Um sistema de gestão padronizado com definição de prioridades e focado em resultados será o foco da atuação dos Postos Avançados de Conciliação Extraprocessuais (PACEs) em 2012. “A prestação de contas será mais rigorosa e teremos metas de capacitação divididas entre os consultores do projeto. Nosso principal objetivo será garantir a sustentabilidade os postos já existentes”, explicou Valério Figueiredo, coordenador nacional da CBMAE – Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial – programa desenvolvido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil  (CACB) junto com o Sebrae.

De acordo com Figueiredo, os consultores da CBMAE responsáveis pelos postos deverão encaminhar, semanalmente, relatórios com as ações desenvolvidas e resultados obtidos, como o número de conciliações firmadas no período. Além disso, cada um desses profissionais terá uma meta de promover a capacitação de 250 pessoas este ano, com os cursos da CBMAE Educ, por exemplo, o treinamento sobre conciliação empresarial. Essas diretrizes foram discutidas na tarde dessa segunda-feira (6), em Brasília, entre o coordenador, o coordenador-adjunto, Aldo Torres, e os consultores de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. 

A partir de agora, um comitê gestor avaliará a realização de eventos e patrocínios. A triagem será feita por meio um formulário já disponível no site da CBMAE com as especificações do evento que pretende se realizar. A intenção é estabelecer um planejamento e permitir que as prioridades sejam, de fato, atendidas. A implantação do sistema on-line nas unidades é outra ação em curso. Os primeiros testes serão realizados em Belo Horizonte. O sistema, gerido pela CACB vai registrar as audiências e acordos feitos nos postos. 

Equipe 

Valério Figueiredo também anunciou mudanças na equipe da CBMAE. Minas Gerais terá mais dois consultores, além de Daniel Rezende, para monitorar e desenvolver ações no estado com o maior número dos postos do país. Uma delas é Tássia Miranda que já integra o quadro da CBMAE. Com as inaugurações do final do ano passado, Minas conta com 12 unidades e outras 15 já estão com a instalação autorizada. Em alguns desses novos postos, a efetividade da conciliação já se mostra presente. Em Três Marias e João Pinheiro houve 100% de êxito nas audiências realizadas. Já para coordenar as Câmaras de Mediação e Arbitragem, foi designada a consultora Camila Mansur que ficará sediada em São Paulo, onde funcionam 17 das 54 unidades brasileiras. 

Novas unidades

A cada consultor também foi estabelecida a meta de criar três unidades neste ano. No Espírito Santo, nesta quarta-feira (8), está agendada uma reunião para discutir a instituição de novo posto na Casa do Empreendedor da Prefeitura Municipal de Cariacica. Participam o presidente o Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, o coordenador-adjunto da CBMAE, a consultora Fabrine Shwanzs, o diretor do Sebrae Rio Dias e o gerente do Sebrae/ES, Fernando Gadelha. Em São Paulo, no próximo 15, deve ser instalada a Câmara de Mediação e Arbitragem em Registro.