O ano de 2012 ainda nem
chegou, mas os estilistas e consultores de moda do mundo todo já estão
estudando os estilos, cores e tendências para a estação mais quente do próximo
ano. Em se tratando de moda, onde a democracia impera, os gostos são variados,
porém todos podem ser atendidos na mesma estação. Outra tendência que vai
chegar com tudo são os vestidos com franjas. Por ser uma estação bem
brasileira, neste país tropical, então é muito comum ver uma moda ser adaptada
e voltar com tudo. Afinal, em um Brasil gigante, com inúmeras possibilidades de
adaptações dentre a riqueza cultural existente, nada melhor que usufruir das
tendências com o toque de cada região.
De acordo com o
Consultor de Moda do SENAC Caruaru, Luiz Clerio, desde que a democratização da
informação tonrou-se comum, e qualquer pessoa tem acesso a todas as
informações do mundo e de seu interesse, nada mais importante para a indústria
do consumo que se antecipar ao desejo do cliente. “Absorver, entender, traduzir
e aplicar as ‘tendências de moda’ é vital para a sobrevivência e longevidade de
qualquer indústria, marca ou produto de moda. Como tudo na vida, utilizar
mecanismos, tecnologia e informação, é uma escolha, o empresário, a marca que
percebe a importância desse trio, chega antes no seu consumidor e cria o
desejo do consumo porque está falando a linguagem de seu público”, explicou
Clerio.
O mercado de moda é muito dinâmico e em todas as estações requer
adaptações, inventos e usos de tudo o que está em evidência. O consultor
explica como ter o seu diferencial competitivo. “O mercado de moda não se
resume ao vestuário, hoje qualquer produto de consumo é um produto de moda
ou modismo, e numa realidade capitalista entender que informação é o
ingrediente da diferença entre sucesso e fracasso, faz toda a diferença”,
concluiu.
Diante de tantas novidades no mundo da moda e as tendências batendo a
porta dos confeccionistas de Santa Cruz do Capibaribe, os empresários do setor
têxtil aproveitam e antecipam a comercialização dos tecidos para os industriais
da moda. A empresária Maria Júlia Monteiro, da empresa Júlia Têxtil, acompanha
estas mudanças desde que abriu o seu comércio. Ela procura estar antenada com a
moda para que possa oferecer cada vez mais o melhor, de forma antecipada, aos
seus clientes. “Bem, eu estou vendo que os tecidos que estarão em alta são os
florais, bem como os de tonalidades fortes como o azul laranja, coral, amarelo e
os tecidos fluorescentes, além dos que misturam estampas com xadrez e listras.
Sendo assim, eu tenho a facilidade de antecipar os pedidos e oferecer com
praticidade aos meus clientes”, explica a empresária.
Muitas indústrias do
segmento de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, como é o caso da empresa,
Joggofi, já prepara coleções baseadas na Moda Verão 2012. A empresa vai
participar da 12ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, e em geral, nestes
eventos as compras são feitas visando estações futuras. Neste caso, a empresa é
uma das que estão na frente, visando oferecer o melhor aos seus clientes. O
Empresário José Gomes (Minininho), explica que toda coleção é muito bem
pensada, a fim de está com as melhores peças para os consumidores da marca
Joggofi. “Em nossa empresa, nós buscamos sempre fazer pesquisas e entender a
dinâmica do mundo da moda. Assim, nós podemos criar coleções com base nas
tendências, tanto de tecidos, como em cores e estamparia”, disse o empresário.
As cores
Quando falamos em verão
geralmente nos remetemos à lembrança de cores fortes, cítricas e alegres. Uma
das cores que certamente vai “bombar” no Verão 2012 é o laranja Fluorescente.
Esta é uma das grandes apostas dos estilistas, que promete ser o hit do verão.
Mas, não só as cores fortes serão bem vistas nas passarelas e vitrines
mundiais. Os mais românticos não descartam os tons mais amenos, como o branco e
as cores neutras.
O estilo
As possibilidades são
inúmeras. Os estilistas apostam em roupas com bolsos funcionais ou meramente
utilitários, em formato minúsculo que mal vão caber os dedos das mãos. Um
verdadeiro charme! No próximo verão 2012, não estranhe se você se recordar de
décadas passadas ao ver uma peça que você já usou ou viu em algum momento da
sua vida. Pois, para a moda verão 2012, toda uma pesquisa foi feita, partindo
dos anos 1930 até os anos 2000, a fim de referenciar tematicamente as coleções
que vão desde o romantismo à roupas ousadas. E, quem pensou que mesmo diante
das cores cítricas as listras perderiam espaço, enganou-se. Os tecidos
listrados ganham roupagens com formas irregulares e voltam às passarelas.