terça-feira, 8 de dezembro de 2009


O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, assinaram nesta terça-feira (8) acordo de cooperação técnica para elaboração, divulgação e publicação de estudos e estatísticas sobre a participação das micro e pequenas empresas na geração de emprego. O trabalho terá por base dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), cabendo ao Sebrae a análise desses dados com foco nos pequenos negócios.

Atualmente o Sebrae já utiliza dados do Caged para verificar a participação das micro e pequenas empresas na geração de empregos. Em outubro, por exemplo, dos 230.956 novos empregos criados no País, 75% foram gerados pelas micro e pequenas. Conforme Paulo Okamotto, as análises serão mais detalhadas e vão envolver desde os números da participação do segmento na geração de empregos e como se dá essa participação incluindo, por exemplo, região, sexo, idade e grau de escolaridade desses trabalhadores.

O trabalho, explicou, servirá de base para definição de políticas públicas por parte dos governos e programas específicos do Sebrae, tanto para os micro e pequenos empreendimentos quanto para seus empregados. Ele informou que os estudos subsidiarão mudanças na própria estratégia do Sebrae relativa à abordagem dos empreendedores. Atualmente, lembrou, o Sebrae prepara consultores para deflagrar o chamado atendimento negócio a negócio, que levará orientação aos empreendedores diretamente nos seus locais de trabalho.

O presidente do Sebrae também prevê estudos focados em públicos específicos dentro do mercado de trabalho dos micro e pequenos negócios, como mulheres e jovens. “Queremos conhecer melhor essa realidade e trabalhar outros programas destinados especialmente às mulheres”, disse. Essa também é a intenção com relação aos jovens.

Fonte: SEBRAE