segunda-feira, 23 de julho de 2018

Conheça a Startup que transforma cascas de banana em roupas


Empresa usa restos de comida para criar fibras que serão usadas pela indústria têxtil.


Para que jogar fora restos de comida se você pode usá-los como roupas? Este é o trabalho da  Circular Systems, startup que transforma cascas de banana e outros alimentos em fibras de resíduos naturais que podem ser usados pela indústria têxtil.

A startup foi criada por Isaac Nichelson, que já tinha interesse em uma moda mais sustentável desde quando trabalhava como designer de roupas de surfe na década de 1990. Ele percebeu o quanto o processo de produção utilizava produtos químicos. Um dia, quando ele entrou nas instalações de produção de sua empresa em Portland, nos Estados Unidos, e quase desmaiou com a fumaça.

"Eu não acreditava que as pessoas estivessem trabalhando nessas condições", diz Nichelson para a "Fast Company". O empresário ficou interessado em desenvolver materiais naturais que tivessem os mesmos efeitos de alto desempenho dos tecidos com produtos químicos, como o nylon e o poliéster.
O processo começa nas fazendas onde os trabalhadores enviam seus restos de alimentos para processar nas máquinas. O lixo é então transformado em biofibras de baixo custo que podem ser transformadas em roupas comuns.
Outra vantagem, segundo o empresário, é que esteve novo método pode fornecer aos agricultores renda extra e criar mais empregos.

Fonte: Revista Pegn