Um
levantamento da plataforma de serviços de E-commerce Nuvem
Shop constatou que o segmento de moda foi o que mais cresceu em número de
lojas abertas na web (148%) e em volume de transações (12%) no primeiro
trimestre de 2018. Ao todo, o segmento representou 47% do total de
transações realizadas na plataforma no período. A pesquisa foi extraída da base
de assinantes que utilizam a da Nuvem Shop e que hoje chega a mais de 18 mil
lojas.
Fundador
e CMO da Nuvem Shop, José Abuchaem acredita que os dados mostram que o ano
começou com o pé direito para o e-commerce no Brasil:
"Observamos movimentos importantes com o aumento do número de empreendedores que comercializam seus produtos digitalmente e que aproveitam ao máximo a tecnologia para melhorar seus canais de vendas e a interação com seus clientes", ressalta.
O estudo mostrou ainda que as transações realizadas via dispositivos móveis, como celulares e tablets, continuam crescendo no comércio eletrônico. No primeiro trimestre de 2018, houve um aumento de 39% no número de transações via mobile, e de 67% no volume de compras, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Também
via dispositivos móveis, o segmento de moda lidera o volume de negócios
virtuais, mas com um percentual ainda maior do que pelas compras via
computador: no total, o nicho registrou 53% das transações, seguido de
saúde e beleza, com 12%, e casa e jardim, com 3%.
Para se ter uma ideia da importância da criação de e-commerces responsivos, com sites que funcionem bem se acessados pelo celular, o volume das compras via mobile representou 50% do total de transações, contra 40% no mesmo período de 2017, um crescimento de 10%. O levantamento apontou ainda que o percentual de receita dos lojistas virtuais decorrente das transações passou de 30% em 2017 para 43% em 2018. No primeiro trimestre deste ano, o ticket médio de vendas via mobile foi de R$ 377.
Para além dos números da Nuvem Shop, as projeções do relatório Webshoppers 37, divulgado pela Ebit em março, também mostram que o mercado de e-commerce continua ganhando destaque na economia brasileira e deve crescer 12%, movimentando R$ 53,5 bilhões em 2018. A pesquisa indica que mais de 60 milhões de consumidores farão compras online este ano.
Fundada em 2010, na Argentina, a Nuvem Shop oferece uma plataforma de serviços de e-commerce para que micro, pequenas, médias e grandes empresas criem sua própria loja virtual de forma simples, sem a necessidade de conhecimentos técnicos. A companhia iniciou sua operação no Brasil em 2012, e, no ano passado, recebeu um novo aporte, no valor de R$ 24 milhões. O investimento foi liderado pelo Elevar Equity, fundo com sedes em Bangalore (Índia), Bogotá (Colômbia) e Seattle (Estados Unidos). Além do Elevar, os grupos KaszeK Ventures e Ignia Partners completam o investimento.
Por: Fernanda Baldioti