As
feiras de negócios são espaços importantes para empresas que precisam
fazer networking e
fortalecer a sua marca no mercado. No entanto, não basta se inscrever e
participar do evento, é necessário estar preparado e apostar em estratégias
inteligentes para fechar bons negócios.
A
indústria têxtil é uma das que mais se beneficiam desse tipo de evento. Há
inúmeras oportunidades durante o ano para expor os seus produtos e um
empreendedor de sucesso deve aprender a se portar nesses momentos.
Como
essa não é uma tarefa simples, reunimos algumas dicas para que o seu
negócio consiga
se destacar nas feiras de negócios e alcance bons resultados.
Acompanhe!
A
importância da exposição da marca em feiras
Uma
das premissas do marketing é o fortalecimento da marca. Um negócio só consegue
crescer quando, além de um bom produto, possui uma estratégia de exposição da
marca eficiente.
Nesse
contexto, participar de feiras e eventos para o setor é uma excelente opção.
Esses locais reúnem os mais importantes players do mercado e podem oportunizar
ao empresário novas
parcerias, clientes e, claro, o monitoramento da concorrência.
Levar
o seu negócio a esses ambientes é uma maneira inteligente de fortalecer a
marca. O grande público que circula nesses locais está atento às novidades.
Sendo assim, a empresa pode se destacar e alcançar novos consumidores.
Ademais,
estar lado a lado das grandes empresas do mercado é uma estratégia que gera
credibilidade. Ainda que o seu negócio esteja em fase inicial de crescimento,
expor os seus produtos no mesmo ambiente que as marcas já consagradas demonstra
a sua capacidade de competir e alcançar o sucesso.
As
melhores estratégias para expor a sua marca em feiras de negócios
Toda
empresa que participa de uma feira de negócios possui o objetivo de aumentar as
suas vendas e fortalecer a sua marca no mercado. No entanto, para que a meta
seja alcançada é imprescindível adotar algumas estratégias.
A
inscrição é apenas o primeiro passo para se sair bem no evento e colher bons
frutos a curto, médio e longo prazo. Confira, a seguir, quais providências
tomar antes e durante a feira de negócios:
Defina
o portifólio
Definir
o que será apresentado na feira é uma das primeiras providências a serem
tomadas, principalmente quando a empresa trabalha com diversos tipos de
produtos. Para isso, é importante escolher os materiais e definir qual receberá
mais destaque no stand.
Divulgue
a sua participação na feira
Investir
em marketing antes do evento é uma boa estratégia para atrair mais visitantes.
Desse modo, é imprescindível que você divulgue a sua participação na feira em
diferentes canais de comunicação — redes sociais e e-mail, por exemplo.
Esse
tipo de ação gera a curiosidade no público, fazendo com ele tenha mais
interesse em visitar o evento e conhecer seus produtos. Além disso, é mais uma
maneira inteligente de reforçar a imagem da marca, mostrando que ela está entre
as melhores do mercado.
Planeje
a utilização do espaço disponível
Outra
questão que precisa ser muito bem estudada é a utilização do espaço que a sua
empresa terá disponível para expor os produtos. O ideal é que se faça um bom e
completo planejamento quanto a isso, levando em consideração aquilo que se tem
para expor e o tamanho do stand.
Lembre-se
de estruturar um layout inteligente, que tenha um espaço adequado para receber
o visitante, conversar e expor os equipamentos. É imprescindível que o ambiente
seja organizado e que transmita credibilidade, gerando uma experiência positiva
nos seus futuros parceiros e clientes.
Não
se descuide da apresentação
Uma
boa apresentação dos materiais e equipamentos é tão importante quanto a
qualidade do produto que você expõe. Por essa razão, o empreendedor deve dar
uma atenção especial à maneira com que os seus produtos serão apresentados ao
público.
Pode
parecer óbvio, mas é relevante observar a iluminação do local, a higienização,
o som ambiente e, também, escolher com cuidado as cores e móveis que serão
utilizados. Uma boa apresentação gera um impacto inicial positivo no consumidor
e contribui para a realização de bons negócios.
Faça
uso da tecnologia
Por
último, é importante destacar a importância de se utilizar recursos
tecnológicos durante as feiras de negócios. A tecnologia é uma grande aliada
das empresas contemporâneas e pode simplificar bastante a execução de tarefas
durante a feira.
Aposte
em softwares para registrar pedidos, montar planilhas com os dados dos
visitantes e em recursos para divulgar o produto e os canais de comunicação com
a empresa. Via de regra, esses detalhes contribuem para a agilidade no
atendimento e para a concretização de bons negócios, inclusive após o evento.
Colhendo
os frutos: dicas para vender mais e avaliar os resultados
Para
participar de uma feira, a empresa precisa fazer um certo investimento e o
ideal é que as vendas concretizadas superem esse gasto. Mas, o que fazer para
vender mais e colher bons frutos com a sua participação no evento? Confira!
Prepare
uma boa equipe de vendas
Todo
o trabalho deve iniciar pela montagem de uma boa equipe de vendas. É importante
escolher bons funcionários e treiná-los para desempenharem um atendimento
cordial e personalizado durante o evento.
Observe
que a equipe deve ter a capacidade de identificar o lead ideal, mas não pode
ignorar ou tratar de maneira inadequada os demais visitantes. Todos devem ser
atendidos com respeito e atenção para que a imagem da empresa seja a
melhor possível.
Invista
na qualidade do público
A
qualidade do público é um fator relevante para a concretização de boas vendas
durante a feira. Por isso, é importante que você envie convites aos seus clientes
para que visitem o stand e conheçam
as novidades que serão apresentadas.
Porém,
não se pode manter o foco apenas em clientes fidelizados. É necessário ter
um plano para atrair e convencer novos públicos a fecharem negócio com a sua
empresa.
Prepare
um material promocional
Invista
em um material promocional que dê ao visitante informação essencial sobre a
indústria. Fale dos seus produtos, diferenciais, tradição no mercado e, claro,
informe os canais para contato. Em geral, o ganho residual de uma feira é
grande e há uma possibilidade interessante de fechar negócios meses depois.
Certifique-se
de que os equipamentos estejam funcionando
É
extremamente importante que os equipamentos escolhidos para serem apresentados
estejam em perfeito estado de funcionamento. Afinal, uma falha durante o evento
pode causar uma má impressão no visitante.
Avalie
a sua participação
Evoluir
é sempre um dos principais objetivos com a participação em uma feira. Por essa
razão, é importante que você avalie as suas últimas experiências, analise os
bons resultados, identifique as falhas e corrija-as. Isso fará com que a sua
participação seja sempre otimizada e as vendas aumentem.
Conforme
visto, as feiras de negócios para o setor têxtil são grandes oportunidades para
as empresas fecharem negócios e fortalecerem as suas marcas. Entretanto, isso
só ocorre quando se está devidamente preparado para expor os seus produtos e
serviços no evento. Dessa maneira, esperamos que as dicas e informações
apresentadas sejam úteis e contribuam para o crescimento de seu negócio.
Fonte:
Febratex Group