sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Tendência Militar e sua influência na Cartela de Cores.


Durante a segunda guerra mundial as mulheres que atuavam como enfermeiras trocaram os aventais por uniformes de guerra e serviram o país ao lado dos seus companheiros masculinos. Nas roupas, os detalhes e cortes dos uniformes masculinos eram adaptados a silhuetas mais curvilíneas, mantendo todos os códigos dos trajes militares.

Estes trajes militares femininos começaram a influenciar as roupas das outras mulheres por volta dos anos 40 – os tailleurs ganharam um look “uniformizado”, dragonas (ombreiras militares) apareciam nas jaquetas e as cores camufladas substituíram as cores pastel da época. Um pouco depois – passada a era Mad Men –, os uniformes voltam aos armários durante os anos 60, mas com um uso diferente – manifestantes usavam as roupas temáticas como um manifesto anti-guerra. Décadas depois, durante os anos 90, o movimento grunge usaria os mesmos itens, desta vez misturados com camisas de flanela, jeans e vestidos vintage.

Nos últimos lançamentos o varejo apostou na releitura do estilo militar com atitude irreverente sob modelagens diversas que incluem desde o corte de alfaiataria e utilitário até o desconstruído e oversized. Vimos patches divertidos sob jaquetas bombers e parkas de estampas de camuflado clássico.  Estampas florais, saias lápis, saias com tule, longas, dress de veludo molhado combinados com casacos que remetem também aos uniformes oficiais do século XIX.

Nos tecidos o novo militar quebra todas as barreiras entre o contexto histórico e o uso de artigos. Vimos tecido paetizado formando desenho de camuflado, camisas vaporosas com bordados de tema army, além do artigo que é o hit do momento – o veludo molhado em cores da “paleta Army”. Nas estampas o tradicional camuflado apareceu conjugado com o floral de forma bem subliminar, ou até mesmo com aspecto lavado. Detalhes e aviamentos foram os grandes protagonistas para as marcas mais ousadas, muito brilho, bordado, e acessórios exclusivos adornaram as peças utilitárias. Com a adaptação do design em diversos estilos  a cartela de cores também foi flexionada, vimos verdes mais empoeirados até verdes mais orgânicos, confira no Mood os tons de verde militar mais usados.

São 120 informações ilustradas com fotos para informar e inspirar a sua coleção para este tema, além de uma Cartela de cores com os principais tons da tendência Militar. Assine a Insp2 para ter acesso completo a esse report.

Capa: foto divulgação Red Valentino com edição de Mariana Saito




 Fonte: Trend2