quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Conheça o complexo tecnológico Armazém da Criatividade em Pernambuco

A cidade de Recife em Pernambuco sedia há 15 anos o fantástico projeto Porto Digital, financiado pelo Governo de Pernambuco, que foi criado como um centro de inovação, incentivo ao empreendedorismo, interiorização e laboratórios para prototipagem. Em 2015, o Porto Digital lançou o complexo tecnológico Armazém da Criatividade na cidade de Caruaru que dá suporte à inovação e ao empreendedorismo, atuando de forma integrada com as instâncias de ensino, ciência e tecnologia, em estreita articulação com setores produtivos da região em que estão instalados.

O primeiro Armazém da Criatividade inaugurado em Caruaru, no Agreste pernambucano, foi Instalado no Polo Comercial do município, o ambiente tem 1.800m² de área, nos quais estão dispostos laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos.

O Armazém da Criatividade de Caruaru tem como objetivo impulsionar a produção têxtil da região, a partir de uma base tecnológica avançada e equipamentos de alta performance distribuídos em núcleos funcionais. Dessa forma, é possível desenvolver um protótipo em toda sua cadeia: desde a criação, com laboratórios de design gráfico, de produto e de moda, até a modelagem em 3D; prototipação, com laboratórios de digitalização e impressão 3D, produção gráfica e produção de vestuário; e editorial de moda, que contará com estúdios de fotografia e vídeo, mixagem e pós-produção audiovisual.

Criação, prototipagem e editorial de moda

O Agreste de Pernambuco se destaca como um dos principais polos de produção têxtil do país, além de ocupar também espaço de referência em diversos segmentos do mercado de moda. Em função disso, o Armazém da Criatividade de Caruaru tem como objetivo potencializar ainda mais essa produção, com uma base tecnológica avançada e equipamentos de alta performance distribuídos em núcleos funcionais que viabilizam a realização de um protótipo em toda sua cadeia: desde a criação, com laboratórios de design gráfico, de produto e de moda, até a modelagem em 3D; prototipação, com laboratórios de digitalização e impressão 3D, produção gráfica e produção de vestuário; e editorial de moda, que contará com estúdios de fotografia e vídeo, mixagem e pós-produção audiovisual.

Além do foco na cadeia produtiva da moda, o Armazém da Criatividade terá destaque como um ambiente para o desenvolvimento de projetos na área de Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial no desenvolvimento de games. O ambiente também dará suporte tecnológico a projetos nas áreas de animação, design gráfico e de produto. O resultado esperado é incentivar o surgimento de novos empreendimentos inovadores para a diversificação e o fortalecimento da competitividade da economia local.

Incubadora

Estão abertas as inscrições para as startups interessadas em participar da turma de incubadas no Armazém da Criatividade. Os empreendedores podem realizar o cadastro para participar do processo seletivo até 24 de março. De acordo com a assessoria, a seleção visa projetos nas áreas de desenvolvimento de software, de games e artefatos de animação, design de produto, design gráfico e moda, editorial de moda, compreendendo fotografia, audiovisual e publicação.

Empreendimentos inovadores também podem ser contemplados. Ainda de acordo a assessoria, as empresas selecionadas vão participar do programa de incubação durante 12 meses. Segundo a assessoria, os interessados devem preencher um formulário eletrônico no site do Porto Digital, e produzir um vídeo de três minutos com os detalhes do projeto.


Fonte: Estylourbano