As influências
das cores na moda têm um significado que transcende a
escolha fashion. Tem a ver com o humor e pode influenciar até o bem-estar. Os
hindus, por exemplo, acreditam fortemente no seu poder. Isso porque as cores
podem sim transmitir emoções – se o branco remete paz e calma, o preto pode lembrar
luto ou raiva.
Com tanta importância, as
cores caminharam com a história. Enquanto os hippies curtiram os tons suaves,
os yuppies preferiram os mais fortes. A década de 1990 misturou tudo e hoje as
opções saíram das cores primárias e caminham entre as candy color e
flúor.
O vermelho é a cor do amor,
ligado à terra e fonte de energia, transmite a ideia de estado de alerta e tem
apelo de fetichista. Vale lembrar como batom e rosas vermelhas surtem efeito!
Falando em rosa... O rosa
que mistura a energia do vermelho e a suavidade do branco. Tem efeito calmante,
traduzindo feminilidade, harmonia, comunhão, equilíbrio, ternura, fragilidade e
conforto, além de resgatar lembranças de infância, sonhos e fantasias.
Preto e branco são clássicos
também cheios de significado. O primeiro é resultado da ausência de luz, mas na
prática chega com firmeza e funciona até como escudo, transmitindo sobriedade,
elegância e mistério. Como toda cor escura, tende a diminuir a superfície, por
isso a cor preta dá ideia de emagrecimento. Já o branco é o somatório de todas
as cores. Ele transmite, conforme dito acima, a pureza, a paz, a tranquilidade.
As influências
das cores na moda seguem o seguinte raciocínio, veja na imagem:
Fonte: Marketing Moderno