segunda-feira, 25 de julho de 2016

As influências das cores na moda

As influências das cores na moda têm um significado que transcende a escolha fashion. Tem a ver com o humor e pode influenciar até o bem-estar. Os hindus, por exemplo, acreditam fortemente no seu poder. Isso porque as cores podem sim transmitir emoções – se o branco remete paz e calma, o preto pode lembrar luto ou raiva.

Com tanta importância, as cores caminharam com a história. Enquanto os hippies curtiram os tons suaves, os yuppies preferiram os mais fortes. A década de 1990 misturou tudo e hoje as opções saíram das cores primárias e caminham entre as candy color e flúor.

O vermelho é a cor do amor, ligado à terra e fonte de energia, transmite a ideia de estado de alerta e tem apelo de fetichista. Vale lembrar como batom e rosas vermelhas surtem efeito!

Falando em rosa... O rosa que mistura a energia do vermelho e a suavidade do branco. Tem efeito calmante, traduzindo feminilidade, harmonia, comunhão, equilíbrio, ternura, fragilidade e conforto, além de resgatar lembranças de infância, sonhos e fantasias.

Preto e branco são clássicos também cheios de significado. O primeiro é resultado da ausência de luz, mas na prática chega com firmeza e funciona até como escudo, transmitindo sobriedade, elegância e mistério. Como toda cor escura, tende a diminuir a superfície, por isso a cor preta dá ideia de emagrecimento. Já o branco é o somatório de todas as cores. Ele transmite, conforme dito acima, a pureza, a paz, a tranquilidade.

As influências das cores na moda seguem o seguinte raciocínio, veja na imagem:




Fonte: Marketing Moderno