Por Andressa
Campideli
Partindo
do princípio de que a moda é conduzida por influências sociais, por meio dos
modos de agir, viver e sentir coletivos, seu desenvolvimento dentro de uma
confecção se dá, principalmente, a partir da análise e compreensão desses
fatores perante o mercado consumidor. A moda e a confecção comungam desse
dinamismo a fim de satisfazerem as necessidades de mercados específicos, com
estratégias e ações visando ao desenvolvimento, ao lançamento e à sustentação
de produtos nesses mercados.
Para a
confecção, um bom planejamento é essencial quando queremos posicionar de forma
sustentável uma marca e seus produtos no mercado. O planejamento estratégico é
o primeiro passo para definir os caminhos para esse posicionamento.
Uma etapa
importante para o planejamento estratégico é a definição do ramo de atuação,
demarcando que produtos e serviços fornecer, para quais mercados e clientes.
Alguns questionamentos ajudam nessa fase, como: que tipo de necessidade podemos
atender? Para qual perfil de consumidor? De que forma podemos atender essa
necessidade?
Vale
ressaltar que, quando se fala em mercado, falamos em ambientes onde pessoas
compram ou podem ser induzidas a comprar um produto ou serviço. Sendo assim, a
premissa para uma confecção ser bem-sucedida deve ser o bom relacionamento com
o mercado e conhecer essas pessoas ou, melhor dizendo, seu público-alvo. Traçar
seu público-alvo é segmentar o mercado, dividindo-o em grupos de compradores potenciais
com necessidades, desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra
semelhantes.
Outra
etapa para a empresa se planejar é olhar seu ambiente interno e realizar uma
análise, identificando os pontos fortes e fracos nas áreas funcionais: recursos
humanos, produção, marketing e finanças. A análise externa também é prioritária
para levantar ameaças, oportunidades, incertezas e tendências futuras que
existem fora da empresa, porém que garantem sua sobrevivência. É interessante
estar atento aos macroambientes, observando aspectos culturais, econômicos,
políticos, tecnológicos, naturais e demográficos, afinal o mercado consumidor
vive e convive nesses ambientes.
Para o
planejamento estratégico, no ambiente externo está também uma peça fundamental
para a empresa: seus concorrentes. É primordial conhecê-los, afinal eles
direcionam seu posicionamento no mercado. Atente: quem são seus principais
concorrentes? Como sua empresa se situa em relação a eles? Quais as vantagens
de cada um deles? Que tipo de estratégia utilizam em relação a preço,
comunicação, localização e distribuição?
São os
concorrentes que ajudam a compreender a vantagem competitiva de sua confecção,
ou seja, a razão pela qual seus clientes escolhem seu produto e não o dos
concorrentes, exatamente porque o seu tem algo que eles buscam e é único ou
melhor do que a oferta do outro.
Em suma,
esses estudos de mercado que envolvem planejamento estratégico fazem com que a
confecção valorize o mais importante, seu público-alvo, sua marca e, por consequência,
seus produtos.
Andressa
Campideli, mestra em moda, cultura e arte, pelo Senac/SP, graduada em design,
pelo Iesb, Bauru/SP. Atua na Escola Senai Francisco Matarazzo com consultoria e
assessoria, englobando pesquisa, planejamento e criação de produtos voltados à
moda, além de atuar no desenvolvimento do caderno
Senai Mix Design - andressa.campideli@sp.senai.br