A abordagem de um cliente é uma preocupação recorrente das pequenas empresas. Como se aproximar sem ser inconveniente? O comportamento do vendedor não corresponde ao do comprador. Às vezes, a maneira com que gostaria de ser tratado não é a maneira que o cliente gosta de ser tratado.
As boas
estratégias podem se transformar em ruins se não houver limites. É importante
perguntar, oferecer soluções adequadas, conversar e agregar valor. Mas há uma
linha tênue que divide o bom atendimento do exagero, que leva ao desagrado.
1. Saiba
observar: O bom
vendedor sempre observa as reações do comprador, antes mesmo de abordá-lo.
Comumente, as expressões corporais e faciais dizem muito. É preciso ficar
atento aos detalhes e saber que cada cliente tem uma característica, uma
necessidade e uma preocupação e foco.
2. Crie
uma aproximação: Evite
um atendimento impessoal e reativo, busque criar uma identificação com o
cliente em algo que é importante para ele. Mais importante que a quantidade de
pessoas atendidas por dia é o valor de cada venda e a quantidade de
oportunidades convertidas em negócios.
3. Esteja
preparado: Com
conhecimento técnico e um bom networking, o vendedor tem condições de mapear o
perfil dos consumidores e realizar um atendimento personalizado, começando bem
uma conversa que o direcione às verdadeiras necessidades do cliente.
Fonte: Exame