“As
oportunidades nunca são perdidas, alguém vai aproveitar as que você perdeu”.
(Shakespeare)
Negócios
foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis?
Muitas vezes porque o empreendedor tem enormes dificuldades em perceber que o
problema está em si próprio, se gasta muita energia procurando um culpado,
quando na realidade o problema pode estar em si mesmo.
Vejam
este caso real que ocorreu com um cliente meu. É um fato comum e perigoso.
Meu
cliente estava muito desgastado com o seu negócio, já não aguentava mais
acordar diariamente com o objetivo de tocá-lo e enfrentar as mais variadas
dificuldades do dia a dia, por outro lado, era pouco ousado nas estratégias
comerciais e de marketing e via, quaisquer investimentos nesta área, como um
investimento de retorno duvidoso.
Meu
cliente era muito centralizador, não confiava nas pessoas e tinha uma sensação
de que todos queriam se aproveitar dele. Também criou uma expectativa de que se
mudasse de ramo, os seus problemas seriam resolvidos.
Fui
contratado para a avaliação econômica de sua atividade e também da atividade na
qual desejava atuar. Recomendei apenas uma alteração de seu comportamento, mas
que continuasse no mesmo negócio, por várias razões, já havia um mercado
conquistado, apesar das dificuldades em ser ousado mercadologicamente, já
dominava o processo fabril, enfim, já era do ramo.
O
meu trabalho terminou e após alguns meses fui novamente contratado por este meu
cliente, que já estava no novo negócio, com dificuldades de engrenar e com uma
dívida muito além da sua capacidade de pagamento. Por uma feliz questão
estratégica, ainda não havia abandonado o negócio anterior.
Recomecei
o trabalho e concluímos que levaria alguns bons anos para se estabilizar
economicamente na nova atividade, não deixando de lado a recomendação de ser
ousado nas estratégias comerciais e de marketing.
Como
o meu cliente já tinha um conceito de que ousadia nas estratégias comerciais e
de marketing tinha retorno duvidoso, esta concepção permaneceu no novo negócio.
Resultado: o problema continuava e, a mudança de atividade econômica não
resolveu o problema da postura empreendedora do meu cliente.
Hoje
o meu cliente fechou o novo empreendimento e ficou apenas com o seu antigo
negócio, com os mesmos problemas mercadológicos e mais outros, ainda mais
complexos e uma grande dívida para pagar da empreitada errada.
Portanto,
caro empreendedor, não há problema em mudar o ramo de negócio, mas identifique
se o problema real é este, pois do contrário, poderá gerar um problema ainda
maior. Havendo dificuldades, contrate um especialista para ajudá-lo, mas não
apenas para confirmar o que você acha, mas para ajudá-lo mesmo, afinal, negócios
foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS
FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS.
Edson
Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
Consultor de Custos e Estratégias
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edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br