sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Importadores e indústria têxtil divergem em complexa batalha de interesses


A comum divergência de posição entre os importadores de materiais têxteis e a indústria brasileira do setor se intensificou na última semana. Cada lado defende com unhas e dentes os seus interesses. Diante da disputa, o Governo Federal precisa agir com muita cautela para que os principais beneficiados sejam o trabalhador brasileiro e o consumidor final desse tipo de produto. Encontrar um equilíbrio, portanto, é essencial para um desenvolvimento saudável do País.

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) tem feito uma série de pedidos de investigação de salvaguardas para proteger os seus associados. Eles ressaltam que a importação de dezenas de categorias de vestuário estão causando graves efeitos na indústria nacional.

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) tem contra-atacado destacando que algumas afirmações da Abit estão incorretas e que os níveis de emprego e de produção da indústria nacional registram números melhores em 2012 em relação a anos anteriores.

Os varejistas, favoráveis aos preços mais baixos praticados no exterior, especialmente na Ásia, alegam também que a participação "ao redor de 12% de importados nas vendas do varejo de vestuário prevista para este ano, ainda representa um mercado bastante fechado".

Fonte: Portogente