quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mercado de moda faturou R$ 130 bilhões no ano passado


Setor é um dos que mais cresceram no Brasil e está fazendo muita gente buscar a formação acadêmica

O mercado de moda faturou R$ 130 bilhões no ano passado. O setor é um dos que mais cresceram no Brasil e está fazendo muita gente ir para a faculdade para aprender a manejar lápis, agulhas e tesouras.

Há dez anos, o Brasil tinha apenas 24 cursos de nível superior na área de moda. Hoje tem seis vezes isso. É mais gente na sala de aula e um batalhão de especialistas em croquis, agulhas e tesouras saindo das faculdades. Em 2002, menos de 500 estudantes receberam diploma no ramo. Em 2010, foram mais de três mil.

Quem sai das faculdades de moda pode trabalhar como criador em confecções, no design de sapatos, de joias e, também, lançar a própria marca. As semanas de moda funcionam como grandes vitrines para os estilistas que podem mostrar o trabalho para todo o Brasil e para o exterior.

Encher araras e cabides com "peças-desejo" exige dedicação e anos de trabalho. O estilista Jefferson Kulig, com duas décadas de experiência, conhece bem os meandros dessa tarefa - árdua e prazerosa. “Você tem que estar sabendo tudo o que está acontecendo no mundo porque a competição na moda hoje é muito acirrada. Então você tem que ter dedicação de 100%, a moda tem que ser o teu hobby”, fala o estilista.


Fonte: G1