Nos
dias de hoje, a importância do Benchmarking na gestão empresarial é
indiscutível. Pensando nos benefícios que essa ferramenta é capaz de trazer
para as empresas, a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) tem
formado grupos de empresários em busca de conhecer e aplicar as melhores
práticas adotadas por outras empresas da cadeia têxtil.
Mas o
que é o Benchmarking? Simplificando, podemos dizer que Benchmarking é um
método de avaliação de produtos, serviços e processos de trabalho de outras
empresas reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a
finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhorias na
empresa que está realizando (ou monitorando) o Benchmarking.
O
diretor presidente da Panfif, empresa especializada em camisaria infantil, Marcos
Antônio, aprova a iniciativa da Ascap. “Acho muito importante porque o
Benchmarking provoca mudanças na maneira da empresa pensar sobre a
necessidade de melhoria. E essa abertura que as empresas maiores estão dando,
por meio da Ascap, é muito positiva para o crescimento do polo como um todo”,
ressaltou o empresário, que atua no mercado há oito anos.
Para o
coordenador administrativo da Base Projetos, Junior dos Santos, a iniciativa da
Ascap é salutar e inovadora no Polo de Confecções de Pernambuco. “Temos exemplos
de clientes nossos que adotaram o sistema de etiquetas com código de barras em
suas confecções a partir de uma dessas visitas, melhorando o gerenciamento de
estoques e promovendo segurança e rapidez nas vendas”. No mercado há sete anos,
a Base Projetos, sob a direção do estilista Marcelo Taubert, trabalha com moda
e design, oferecendo consultorias, desenvolvendo marcas, produtos, estratégias
e eventos para as empresas do setor.
Os
grupos de Benchmarking da Ascap já conheceram as boas práticas aplicadas pelas
empresas Rótulo do Corpo, Joggofi, Michelle Lingerie e Etical Etiquetas. Nos
próximos dias, a entidade estará formando um novo grupo que conhecerá as melhores
experiências aplicadas na empresa a ser visitada.
De
acordo com José Gomes Filho, presidente da Ascap, todos têm a ganhar com essa
importante prática empresarial, pois o Benchmarking é um dos atalhos para
se alcançar níveis excelentes de desempenho.
O que a empresa ganha com Benchmarking?
• Evita
desperdícios de tempo/capital: projeto, protótipo, teste e outros;
• Reduz custos para implementação de melhorias;
• Agiliza a implantação de processos/serviços;
• Garante a confiabilidade de um processo testado e aprovado;
• Amplia a visão do negócio;
• Promove o intercâmbio de experiências;
• Facilita e acelera o processo de mudança.
• Reduz custos para implementação de melhorias;
• Agiliza a implantação de processos/serviços;
• Garante a confiabilidade de um processo testado e aprovado;
• Amplia a visão do negócio;
• Promove o intercâmbio de experiências;
• Facilita e acelera o processo de mudança.
Quando usar o Benchmarking?
• Quando constatado que os serviços/processos não atendem às necessidades dos clientes;
• Na implementação de melhorias estruturais/organizativas;
• Na busca de inovações para serviços especiais;
• Ao definir as estratégias e metas de desenvolvimento.
Como conduzir o Benchmarking?
• Fazer um mapeamento das necessidades/oportunidades de melhoria;
• Priorizar processos/serviços a melhorar ou desenvolver;
• Selecionar as empresas a serem visitadas;
• Planejar objetivamente a visita;
• Coletar e organizar as informações;
• Avaliar a viabilidade das mudanças propostas;
• Implantar/implementar as mudanças;
• Divulgar os resultados;
• Identificar novamente o que mudar;
• Excelência em serviços.
• Quando constatado que os serviços/processos não atendem às necessidades dos clientes;
• Na implementação de melhorias estruturais/organizativas;
• Na busca de inovações para serviços especiais;
• Ao definir as estratégias e metas de desenvolvimento.
Como conduzir o Benchmarking?
• Fazer um mapeamento das necessidades/oportunidades de melhoria;
• Priorizar processos/serviços a melhorar ou desenvolver;
• Selecionar as empresas a serem visitadas;
• Planejar objetivamente a visita;
• Coletar e organizar as informações;
• Avaliar a viabilidade das mudanças propostas;
• Implantar/implementar as mudanças;
• Divulgar os resultados;
• Identificar novamente o que mudar;
• Excelência em serviços.