quinta-feira, 21 de junho de 2012

BENCHMARKING: Ascap facilita a busca de boas práticas nas empresas do setor têxtil


Nos dias de hoje, a importância do Benchmarking na gestão empresarial é indiscutível. Pensando nos benefícios que essa ferramenta é capaz de trazer para as empresas, a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) tem formado grupos de empresários em busca de conhecer e aplicar as melhores práticas adotadas por outras empresas da cadeia têxtil.

Mas o que é o Benchmarking? Simplificando, podemos dizer que Benchmarking é um método de avaliação de produtos, serviços e processos de trabalho de outras empresas reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhorias na empresa que está realizando (ou monitorando) o Benchmarking.


O diretor presidente da Panfif, empresa especializada em camisaria infantil, Marcos Antônio, aprova a iniciativa da Ascap. “Acho muito importante porque o Benchmarking provoca mudanças na maneira da empresa pensar sobre a necessidade de melhoria. E essa abertura que as empresas maiores estão dando, por meio da Ascap, é muito positiva para o crescimento do polo como um todo”, ressaltou o empresário, que atua no mercado há oito anos.

Para o coordenador administrativo da Base Projetos, Junior dos Santos, a iniciativa da Ascap é salutar e inovadora no Polo de Confecções de Pernambuco. “Temos exemplos de clientes nossos que adotaram o sistema de etiquetas com código de barras em suas confecções a partir de uma dessas visitas, melhorando o gerenciamento de estoques e promovendo segurança e rapidez nas vendas”. No mercado há sete anos, a Base Projetos, sob a direção do estilista Marcelo Taubert, trabalha com moda e design, oferecendo consultorias, desenvolvendo marcas, produtos, estratégias e eventos para as empresas do setor.


Os grupos de Benchmarking da Ascap já conheceram as boas práticas aplicadas pelas empresas Rótulo do Corpo, Joggofi, Michelle Lingerie e Etical Etiquetas. Nos próximos dias, a entidade estará formando um novo grupo que conhecerá as melhores experiências aplicadas na empresa a ser visitada.

De acordo com José Gomes Filho, presidente da Ascap, todos têm a ganhar com essa importante prática empresarial, pois o Benchmarking é um dos atalhos para se alcançar níveis excelentes de desempenho.

O que a empresa ganha com Benchmarking?

• Evita desperdícios de tempo/capital: projeto, protótipo, teste e outros;
• Reduz custos para implementação de melhorias;
• Agiliza a implantação de processos/serviços;
• Garante a confiabilidade de um processo testado e aprovado;
• Amplia a visão do negócio;
• Promove o intercâmbio de experiências;
• Facilita e acelera o processo de mudança.

Quando usar o Benchmarking?

• Quando constatado que os serviços/processos não atendem às necessidades dos clientes;
• Na implementação de melhorias estruturais/organizativas;
• Na busca de inovações para serviços especiais;
• Ao definir as estratégias e metas de desenvolvimento.

Como conduzir o Benchmarking?

• Fazer um mapeamento das necessidades/oportunidades de melhoria;
• Priorizar processos/serviços a melhorar ou desenvolver;
• Selecionar as empresas a serem visitadas;
• Planejar objetivamente a visita;
• Coletar e organizar as informações;
• Avaliar a viabilidade das mudanças propostas;
• Implantar/implementar as mudanças;
• Divulgar os resultados;
• Identificar novamente o que mudar;
• Excelência em serviços.