quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Um inverno para todos os gostos

Fonte: Blogs do Diário de PE
As modelos andaram em tapetes persas

O primeiro dia do Fashion Rio/Inverno 2012, que acontece até o próximo sábado no Pier Mauá, foi eclético. Anos 80, Oriente, moda vintage, Pérsia e conforto. As marcas apresentaram propostas bem diferentes para a próxima estação. A Herchcovitch, que abriu a 20ª edição do evento, foi buscar referências na Nova Iorque dos anos 80. O resultado é uma coleção urbana chic, bem aos moldes do estilista.

Já a Patachou inspirou-se no Oriente, trazendo obis, estampas de flores e tecidos fluídos, que várias vezes lembravam quimonos. A Alessa também seguiu na direção do Oriente. Mas do Oriente Médio. Em cima de tapetes persas, as modelos desfilaram looks arrojados, com mistura de estampas tribais e étnicas. O shape foi fluído e com caimento que lembrava sarongues e caftãs. Com o tema “Céu na Terra”, a estilista Alessa Migani incorporou o personagem e dançou livre, leve e solta no final do desfile. Tal qual os seguidores de Krishna.

A Acquastudio seguiu outro caminho e abusou da feminilidade das décadas de 40 e 50, numa coleção bem charmosa. Flores e poás foram aplicados a tules e tecidos finos. Chamou a atenção o trabalho de recortes na organza.

Se a coleção de inverno 2012 da Cantão pudesse ser definida em uma palavra seria conforto. E não poderia ser diferente. A grife carioca abusou de vestidos “casulo” e moletons feitos de lã texturizada, gaze de linho, tweed de lã e tricô de seda rústica. A cartela de cores foi formada pelo off-white, verde musgo, amarelo, azul, vermelho e dourado. Um dos destaques do desfile foi a botinha com salto anabela interno. Qualquer semelhança com o sneaker mais famoso de Isabel Marant não será mera coincidência.

Mas apesar das diferenças, os desfiles apontaram algumas tendências em comum. Uma delas é a cartela de cores, sempre puxando para tons terrosos. As transparências também apareceram em praticamente todas as coleções ontem.