Fonte: Agência SEBRAE
“É um verdadeiro exército atuando em todo o país para promover a melhoria na gestão das microempresas”, diz o diretor-técnico no exercício da presidência do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Qualificar a gestão desses pequenos negócios para torná-los mais competitivos frente à concorrência crescente e às oportunidades nos próximos anos é um desafio que o programa Negócio a Negócio ajuda a superar.
Nessa perspectiva, é fundamental ganhar eficiência, reduzir custos e faturar mais. “O programa nacional é um passo primordial em direção ao melhor posicionamento das microempresas”, pondera Carlos Alberto. “Melhorar a gestão do próprio negócio significa aperfeiçoar seus processos, produtos e serviços, bem como seu posicionamento no mercado”, diz.
Conforme a coordenadora nacional do programa, Carolina Moraes, o atendimento feito pelo AOE abrange três visitas a cada microempresa participante. Na primeira delas, o agente faz um diagnóstico para avaliar questões básicas de gestão, operação e finanças. No segundo encontro, entrega uma devolutiva ao empresário com sugestões de melhorias, além de um plano de ação e um caderno de ferramentas. Já na última visita, o agente verifica e acompanha a implantação das melhorias sugeridas anteriormente.