quinta-feira, 30 de junho de 2011

Artigo


PONTOS NEGATIVOS QUE FAZEM SUA EMPRESA PERDER CLIENTES
Eugênio Sales Queiroz
http://www.eugeniosales.com.br/

“Nem sempre, certas verdades são fáceis de ouvir”
Roberto Carlos
Quando começo a fazer uma consultoria em uma empresa, costumo perguntar se o meu contratante está preparado para ouvir certos comentários que irei fazer.
Graças a Deus todos que eu perguntei me responderam que sim.
Faço esse questionamento logo no início dos meus trabalhos, porque sei que muitas vezes detecto onde a empresa está errando e por isso está perdendo vendas.
Os principais pontos negativos que encontro são:

Ambiente de trabalho com clima tenso. (Solução imediata: promover encontros motivacionais para mudar o ânimo dos colaboradores internos).

Empresa com ambiente escuro e sombrio. (Solução imediata: melhorar a iluminação, bem como investir em mudanças na estrutura da própria empresa para dar um novo visual à mesma.

Entrada e saída constante de funcionários. (Solução imediata: não ter pressa na hora da contratação e ao contratar, treinar, treinar e treinar. Essa é uma solução simples e eficaz.

Disputa interna de poderes. (Solução imediata: reuniões com todo grupo e depois com pessoas em cargo de liderança, a fim de eliminar os “egos” exaltados.

Perda de vendas por falta de vendedores preparados. (Solução imediata: sequência de treinamentos de vendas com profissionais qualificados)

Investimento errado em propaganda. (Solução Imediata: rever em detalhes todo o programa de mídia que está se usando e tomar as devidas providências)

Muitos outros pontos negativos encontro em minhas consultorias, mas, compreendo que tudo tem solução quando a nossa mente se abre ao novo e tomamos a consciência que precisamos melhorar a nossa performance empresarial.
Pense nisso e assuma um compromisso com você, sua equipe, sua empresa e seus clientes. Agindo assim, todos saíram ganhando.


Já está à venda o novo livro do consultor Eugênio Sales Queiroz “As 60 Ações Inteligentes Para o Sucesso”. Qualitymark Editora – Rio de Janeiro/2011Pedidos: www.eugeniosales.com.br – Fone: 81.3723.8256

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sebrae promove 3ª Semana Nacional do Empreendedor Individual

Desde ontem (27), o Sebrae está realizando em todo o país, a 3ª Semana do Empreendedor Individual, que vai até o próximo sábado (2 de julho). A ação tem como proposta atrair novos empreendedores que desenvolvam atividades por conta própria nos setores de comércio, indústria ou serviços. Tem ainda o objetivo de capacitar os empreendedores já formalizados, de modo que eles possam obter melhores resultados em seus empreendimentos. “O desafio é fazer com que o programa cresça em formalização e também com o desenvolvimento empresarial”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

A exemplo das edições anteriores, o Sebrae instalará tendas em locais de grande circulação. Em Pernambuco, que possui um universo de 42 mil empreendedores individuais já formalizados, serão atendidas as cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe (o cronograma segue abaixo). O atendimento incluirá o cadastro, declaração anual e captura de número de inscrição estadual, além da impressão de DAS e de carnê de orientações e o esclarecimento de dúvidas específicas.

O Sebrae em Pernambuco irá realizar ainda, nesse período, no seu Centro de Educação Empresarial (CEE), as oficinas “Seu caixa na ponta do lápis” e “Boas vendas, bons resultados”, com vagas limitadas. Cada curso terá a duração de três horas.

A mobilização envolverá também o envio de mensagens informativas via celular para os empreendedores abordando temas que vão da gestão de negócio à orientação tributária. A ação será realizada pela primeira vez pelo Sebrae Nacional e envolverá cinco estados pilotos. A meta para Pernambuco é realizar 2,75 mil atendimentos e 2,2 mil registros – a edição anterior da Semana do Empreendedor Individual registrou o atendimento de 1,5 mil empreendedores. Para todo o país, a meta é realizar 50 mil atendimentos e 40 mil formalizações.

Pode se enquadrar como Empreendedor Individual (EI) o empresário que tenha obtido receita bruta anual de até R$ 36 mil. Ele também não deve possuir mais de um estabelecimento e nem participar de outra empresa como titular, sócio ou administrador. São cerca de 450 as atividades que podem ser enquadradas como EI, a exemplo do comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, cabeleireiro e lanchonete. A formalização é gratuita, demanda em torno de 15 minutos e garante ao empreendedor a possibilidade de emitir nota fiscal e ter direito a cobertura previdenciária, entre outros benefícios.

As inscrições na 3ª Semana do Empreendedor Individual são gratuitas e serão feitas por ordem de chegada nos locais de realização do evento, sem vaga limitada. Realizada pelo Sebrae, a iniciativa tem a parceria da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, BNB, INSS, que estarão fazendo, juntamente com o Sebrae, esclarecimento quanto a financiamento e benefícios previdenciários. Mais informações: 0800.570.0800.

III Semana Nacional do Empreendedor Individual

Programação Geral
CAMARAGIBE - 28 a 30/06/2011

SEDEC / Centro de Formação Profissional

2ª Travessa Padre Oséias Cavalcanti, 800

Novo Carmelo – Camaragibe/PE

Informações: 0800.570.0800 / 3484.2333 / 3484.1843

PALESTRAS
Dias: 28 a 30/06/2011
HORÁRIOS: 14h00 ÀS 16h00, 16h30 ÀS 18h30 E 19h00 ÀS 2100

ATENDIMENTO
Dias: 28 a 30/06/2011 - Horário: 14h às 22h

JABOATÃO DOS GUARARAPES-27/06 A 02/07/2011

PRAÇA SEVERINA RITA COELHO, nº 20

Cavaleiro – Jaboatão dos Guararapes/PE

Informações - 0800.570.0800

PALESTRAS
Dias: 27 a 30/06 e 01/07/2011
HORÁRIOS: 09:00 ÀS 11:00, 11:30 ÀS 13:30 E 14:00 ÀS 16:00
Dia 02/07/2011
HORÁRIO: 09:00 ÀS 11:00

ATENDIMENTO
Dias: 27 a 30/06 e 01/07/2011 - Horário: 08:30 às 17:00
Dia 02/07/2011 - Horário: 08:30 às 13:00

OLINDA - 27 A 30/06/2011

MERCADO EUFRAZIO BARBOZA

Varadouro – Olinda/PE

Informações: 0800.570.0800 / 3439.1988 / 3305.1149

PALESTRAS
Dias: 27 a 30/06
HORÁRIOS: 14:00 ÀS 16:00, 16:30 ÀS 18:30 E 19:00 ÀS 21:00

ATENDIMENTO
Dias: 27 a 30/06 - Horário: 14:00 às 22:00

RECIFE – PRAÇA DO DIÁRIO - 27/06 A 29/07/2011

PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA (Praça do Diário)

em frente a Igreja de Santo Antônio

Avenida Dantas Barreto, s/n – Santo Antônio – Recife /PE

PALESTRAS
Dias: 27 a 30/06, 01/07, 04 a 08/07, 11 a 15/07, 18 a 22/07 e de 25 a 29/07/2011
HORÁRIOS: 09:00 ÀS 11:00 , 11:30 ÀS 13:30 E 14:00 ÀS 16:00
Dia 02/07/2011
HORÁRIO: 09:00 ÀS 11:00

ATENDIMENTO
Dias: 27 a 30/06, 01/07, 04 a 08/07, 11 a 15/07, 18 a 22/07 e de 25 a 29/07/2011 - Horário: 08:30 às 17:00

Dia 02/07/2011 - Horário: 08:30 às 13:00

SEBRAE – SEDE TABAIARES

Ilha do Retiro

OFICINAS
SEU CAIXA NA PONTA DO LAPIS! - FINANÇAS

Dias: 27, 28 E 29/06 E 01/07/2011
HORÁRIO: 14:00 ÀS 17:00
Dias: 30/06 E 02/07/2011
HORÁRIO: 09:00 ÀS 12:00
BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS! - MERCADO

Dias: 28 E 29/06/2011
HORÁRIO: 14:00 ÀS 17:00
Dia 02/07/2011
HORÁRIO: 09:00 ÀS 12:00




PALESTRAS
Dias: 27, 29 E 30/06 E 04, 05, 06, 11, 13, 18, 20, 25 E 27/07/2011
HORÁRIO: 14:00 ÀS 16:00
Dias: 27 E 29/06 E 04, 05, 06, 11, 13, 18, 20, 25 E 27/07/2011
HORÁRIO: 19:00 ÀS 21:00
Dia 28 E 30/06 E 01, 07, 08, 12, 14, 15, 19, 21, 22, 26, 28 E 29/07/2011
HORÁRIO: 09:00 ÀS 11:00

ATENDIMENTO
Dias: 27 a 30/06 E 01/07, 04 a 08/07, 11 a 15/07, 18 a 22/07 e de 25 a 29/07/2011 - Horário: 08:30 às 17:00

Dia 02/07/2011 - Horário: 08:30 às 13:00

Dias: 27 E 29/06 E 04, 05, 06, 11, 13, 18, 20, 25 E 27/07/2011 - HORÁRIO: 19:00 ÀS 22:00

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Santa Cruz do Capibaribe terá evento voltado para a moda


A moda produzida em Santa Cruz do Capibaribe vai ganhar um evento todo especial. Intitulado de Moda Santa Cruz, o projeto é uma parceria da CDL local, Associação Empresarial da cidade (Ascap) e Moda Center Santa Cruz, que visa agregar valor ao aniversário do Parque de Confecções e ter uma semana dedicada à moda. O lançamento do projeto será no próximo dia 30 de junho, às 19 horas, no Recepcione em Santa Cruz do Capibaribe.

Toda estrutura do evento vem sendo planejada desde o início deste ano e o principal objetivo do Moda Santa Cruz é colocar o estado na rota dos grandes eventos de moda, além de promover

A principal proposta do Moda Santa Cruz é promover um ambiente de negócios onde todos os agentes da cadeia têxtil e vestuário de todo o estado de Pernambuco possam mostrar seus produtos e serviços com criatividade e profissionalismo, através de exposições, showroom, desfiles, cursos, palestras e eventos.

O Moda Santa Cruz acontecerá em paralelo ao lançamento do Guia de Compras da Moda Pernambucana, produzido pela ASCAP.

Uniagreste recebe inscrições




Você que ainda não fez a sua inscrição nos cursos do Projeto Uniagreste, procure a ASCAP, CDL, Moda Center ou SENAI e efetue a sua inscrição. Não deixe de participar. São cursos voltados especialmente para você, a um preço bastante acessível. As turmas já estão sendo montadas e as vagas são limitadas.

Escolha um dos cursos abaixo e participe:

Área de Gestão
Organização de Estoques
Técnicas de vendas
Telemarketing
Contabilidade na prática
Desenvolvimento de Líderes
Gestão e Representação Comercial
Relações Humanas nas Organizações
Qualidade no atendimento público
Qualidade no atendimento em hotéis
Rapport – criando uma relação de confiança entre clientes e vendedores
Técnicas para encarregados de produção

Área de Vestuário

Técnicas de vitrines temáticas
Comportamento do Consumidor
Gestão estratégica de Design na empresa
Trend Hunter – Caçadores de Tendências na moda
Adaptação de modelagem de peças íntimas
Noções de manutenção de máquinas para costura
Noções de estamparia no Corel Draw

Área diversa
Boas práticas para serviço de alimentação
Serviços de garçom
Segurança do trabalho: formação e aperfeiçoamento de membros da CIPA
Eficiência energética: Dicas para redução do desperdício de energia na empresa

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Notícias FADIRE

FADIRE realiza exposição de vestidos de noiva
 
Os alunos do Curso Design de Moda da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire) realizaram uma exposição de Vestidos de noivas. O trabalho interdisciplinar faz parte da disciplina de Planejamento e Projeto de Coleções II, e ficou exposta nos corredores da Instituição.


A Coordenadora do Curso, Rosimere Ortega, diz que a ideia partiu com o intuito de dar visibilidade ao trabalho autoral dos criadores de moda da Faculdade, além de uma oportunidade de fomentar o espaço profissional para o ateliê de moda. “A referida exposição teve o tema: Rosas do tempo, onde os vestidos de noivas desenvolvidos foram baseados na História da Arte de diferentes recortes temporais, onde cada aluno desenvolveu todo o cenário em escala reduzida”, explicou.


O projeto contou com o apoio da professora Poliana e parceria da Casa das Noivas de Caruaru.

Vejas as imagens da exposição:


Fenearte 2011: Fadire apresentará coleção baseada em cordel




A Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) é um dos eventos mais importantes do segmento de arte, na América Latina e conta com mais de 4,5 mil expositores. A Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire), é uma das participantes, e através do Curso de Design de Moda, a Instituição expõe criações dos próprios estudantes no evento.


Para a edição deste ano, os alunos estão criando uma coleção baseada na obra do cordelista Valdeck de Garanhuns. Os estudantes trabalham de forma intensa para conseguirem preparar todas as peças.


Rosimere Ortega, Coordenadora de Design, falou que os trabalhos são intensos e de muito aprendizado para os estudantes. “Como tudo na moda é muito volátil, já estamos finalizando outra coleção que representará a Fadire e a cidade de Santa Cruz do Capibaribe na Fenearte, onde homenageará o Cordelista Valdeck de Garanhuns, com vestidos trabalhados em rendas manuais, inspiradas nas obras do referido artista”, explicou.



Raquel Alves é natural da cidade de Poção, e faz o Curso de Design de Moda. Ela utiliza a renda Renascença produzida por uma comunidade de sua cidade, para incrementar as peças. “Eu estou utilizando essa renda na criação das peças, tanto em função divulgar melhor o trabalho das artesãs, como também agregar valor a coleção. Eu resolvi trazer essa renda para o curso, porque é uma das áreas que eu pretendo trabalhar futuramente”, relatou a estudante.






Leidiana Souza, juntamente com seu grupo, já desenvolveu a sua peça piloto e está ansiosa para ver sua peça pronta e exposta na Fenearte. “Para nós alunos do Curso de Design é importante porque nos coloca em contato direto com a prática. Em relação a Fenearte, nós vamos participar homenageando o Valdeck de Garanhuns, onde nós fomos pesquisar a sua arte em xilogravura. Assim, nós pudemos escolher tecidos que vão estar no auge na próxima estação, com cores que tenham a ver com a xilogravura feita pelo artista”, explicou.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Lei do Super Simples vai passar por alterações


Fonte: Jornal do Comércio
do Rio Grande do Sul
Foto: Gilmar Luís/JC



O Super Simples (LC 123/06) pode sofrer alterações com o projeto de lei complementar 591/10, que modifica a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Entre as mudanças, está a elevação do teto para ingresso no programa. Para o gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Alessandro Machado, o PL 591/10 tem pontos positivos, mas ele acredita que ainda precisa evoluir. Se aprovadas, as alterações deverão entrar em vigor no mês subsequente, com exceção da correção dos valores das tabelas do Simples Nacional, que vigerá a partir de janeiro de 2012, com os novos limites.
JC Contabilidade - O que muda efetivamente para as micro e pequenas empresas com o projeto de lei complementar 591/10?

Alessandro Machado -
A Lei Geral é uma legislação ampla que trata de diversos benefícios para as micro e pequenas empresas, que vão além do tratamento tributário diferenciado. É uma lei abrangente que prevê tratamento favorecido para os pequenos negócios nas compras governamentais, na desburocratização, no acesso, acredito, à tecnologia, nos meios de resolução de conflitos, entre outros temas.
Contabilidade - Cite alguns dos principais pontos.

Machado -
Atualização automática, a partir de 2010, dos valores monetários citados na lei, que serão atualizados pelo INPC (variação de 2009 a 2010);
- Aumento da receita da microempresa de R$ 240 mil para R$ 360 mil;
- Aumento do intervalo de receita da empresa de pequeno porte, passando de maior de R$ 240 mil e menor de R$ 2,4 milhões para maior de R$ 360 mil e menor de R$ 3,6 milhões. O projeto também permite às cooperativas optarem pelo Simples Nacional.
Contabilidade - Quais as alterações previstas para quem se cadastrou no Empreendedor Individual?

Machado -
Correção do enquadramento com o aumento da receita, passando de R$ 36 mil para R$ 48 mil e também a facilidade na abertura, registro e baixa do Empreendedor Individual.
Contabilidade - O que está previsto em relação aos parcelamentos?

Machado
- Criação do parcelamento automático do Simples Nacional (CGSN):
a) Três meses consecutivos de inadimplência enseja o parcelamento automático.
b) Máximo de três parcelamentos cumulativos por empresa.
c) Abatimento dos gastos com a aquisição do emissor de cupom fiscal.
O optante pelo Simples Nacional poderá abater do valor apurado devido 100% do valor pago na compra de Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF);
- Redução do depósito prévio para a interposição de recursos perante a Justiça do Trabalho: pPara o EI em 100%; b) para a ME em 75% e c) para a EPP em 50%.
Contabilidade - Quais os aspectos positivos e negativos da nova proposta aos micro e pequenos empresários?

Machado -
O PLC 591/10 aborda pontos que precisam evoluir, como a atualização automática dos valores do Simples. Há ainda outras questões que precisam ser tratadas, como a cobrança abusiva, através da substituição tributária, pois isso está tirando a competitividade do segmento que representa 98,2% das empresas brasileiras e gera a maioria dos empregos no País. Não vejo pontos negativos para as MPEs no projeto.
Contabilidade - Qual a avaliação do Sebrae em relação a benefícios como a isenção de impostos para pequenos empresários exportadores, bem como as taxas de alvará?

Machado -
Pela proposta, as pequenas empresas poderiam exportar até o dobro do limite de enquadramento no Simples sem precisar incluir esse valor no faturamento para fins de tributação. É uma grande medida para incentivar a exportação, sem implicar o desenquadramento dessas empresas no Simples Nacional e, por consequência, aumento da tributação. Quanto mais desonerarmos as pequenas empresas, mais recursos serão investidos na compra de matérias-primas, na produção, na comercialização e na geração de novos empregos. Ao contrário, quanto mais onerarmos a carga dos pequenos negócios, maior será o aumento da informalidade do País, que hoje já atinge 10 milhões de empreendimentos.
Contabilidade - O Super Simples foi uma boa saída para os empresários?

Machado -
Em maio de 2011, o Simples Nacional completou a significativa marca de 5 milhões de microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo regime. Quando entrou em vigor em julho de 2007, migraram do então Simples Federal 1.337 milhão de empresas. Não podemos afirmar que é um regime perfeito, mas podemos dizer que foi um grande avanço para as pequenas empresas do País e que, a cada ano, aumenta o número de optantes.

Sistema CNDL alerta para uma nova fraude na praça

O Movimento Lojista Nacional está alertando a toda sociedade sobre um novo golpe que está sendo dado. A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), através das CDLs de todo Brasil está fazendo o alerta da fraude.

O golpe acontece da seguinte forma: Pessoa recebe uma correspondência, onde a mesma é convidada a realizar um novo cadastro na Receita Federal, inclusive colocando dados bancários. Na carta, é posto que nenhuma agência da Receita Federal está fazendo o cadastramento, sendo todo atendimento feito a partir de um endereço eletrônico.

Fique atento, e caso receba a carta desconsidere imediatamente sem acessar o site.


FGV: 36% das indústrias investem para elevar produção

Fonte: Agência Estado

A expansão da capacidade produtiva é o principal motivo para a realização de investimentos produtivos em 2011, segundo 36% das empresas de transformação ouvidas na Sondagem de Investimentos da Indústria da Transformação. O levantamento, divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é um recorte especial da Sondagem Conjuntural da Indústria da Transformação, que consultou 812 empresas entre os meses de abril e maio.

De acordo com a FGV, nos anos em que há intenção de ampliar a capacidade produtiva, as taxas de investimento da indústria costumam ser relativamente maiores. Desde 1998, a expansão de capacidade foi o objetivo mais citado para os investimentos em apenas quatro edições: 2007, 2008, 2010 e 2011. Em 2010, a proporção de empresas prevendo investir prioritariamente na expansão de capacidade havia sido de 40%.

O segundo motivo mais citado para a realização de investimentos produtivos em 2011 foi o aumento da eficiência produtiva, apontado por 33% das empresas, ante os 28% registrados em 2010. Já a indicação de substituição de máquinas e/ou equipamentos foi citada por 15% das indústrias, ante 18% em 2010. A proporção de indústrias de transformação que declara estar sem programa de investimento foi de 16% em 2011, ante 14% em 2010.

O porcentual de empresas que apontaram alguma dificuldade para realizar investimentos em capital fixo manteve-se idêntico ao do ano passado, em 33% do montante total. O principal fator inibidor de investimentos foi a carga tributária elevada, apontada por 42% das empresas, um aumento de 16 pontos porcentuais em relação ao resultado de 2010.

A limitação de recursos próprios foi citada por 34% das empresas como a razão inibidora de investimentos, número inferior aos 42% registrados em 2010. Para 33% das indústrias entrevistadas, o custo de financiamento foi o principal fator para não investirem. Já a limitação de crédito foi indicada por 24% das empresas como inibidora de investimentos, uma diminuição de 2 pontos porcentuais em relação ao ano passado, enquanto o item incertezas acerca da demanda foi citado por 19% dos entrevistados.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Workshop ensina técnicas sobre como vender moda

Confeccionistas, empresários do setor, estilistas, lojistas de tecidos, aviamentos e demais profissionais envolvidos com moda têm encontro marcado nos próximos dias 08 e 09 de julho, em Caruaru. É que o Sebrae – Unidade de Negócios Agreste Central e Setentrional realizará o workshop “Como vender moda”. As palestras têm o objetivo de melhorar a qualidade do serviço e aumentar a competitividade do mercado no Estado.

O encontro será ministrado pela pesquisadora em consumo de moda Tatiana Toraci, formada pela UFPE. “Para acompanhar o mercado consumidor, cada vez mais exigente, o Sebrae investe em ações como essa, visando a profissionalização, item essencial aos diversos setores”, disse a gerente regional da Unidade de Negócios Agreste Central e Setentrional, Débora Florêncio.

No primeiro dia do evento, a programação começa às 18h e segue até as 22h. Já no segundo e último dia, o workshop inicia as atividades às 8h e se encerra às 12h. A ação tem parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC). As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas na sede da entidade de classe ou pelo telefone (81) 3721-2725. O contato virtual é pelo e-mail camarasdoapl@acic-caruaru.com.br.

Consultoria Tatiana Toraci é pesquisadora em consumo de Moda e administradora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Administração, com foco de pesquisa de mercado de luxo, também é especialista em Marketing Estratégico pela UFPE e em Moda pela Faculdade Boa Viagem (FBV). Coordenadora do curso MBA em Moda na FBV leciona as disciplinas de Pesquisa de Tendências e Moda e Luxo. Sócia da Modus Mkt e Semiótica, possui experiência de mais de 10 anos em empresas multinacionais nas áreas de Marketing e Projetos Empresariais.

Serviço

Workshop “Como vender moda”
Dias 08 e 09 de julho, na ACIC (Rua Armando da Fonte, 15, Maurício de Nassau/ Caruaru-PE)
Inscrições R$ 100
Informações pelo 0800 570 0800 ou (81) 3721-2725

Fabricantes de roupas pedem fim do teto para o Simples

Fonte: Jornal do Comércio
do Rio Grande do Sul

As indústrias de confecção e vestuário vão pedir amanhã à presidente Dilma Rousseff o fim do teto de faturamento para a inclusão das empresas do setor no Simples Nacional pelo prazo de 25 a 30 anos. É a primeira vez que um pleito desse tipo é encaminhado no País. Caso seja aceita a proposta, entre 85% e 90% das indústrias do setor têxtil do País serão beneficiadas. A intenção é reforçar as condições de produção dos brasileiros, que sofrem com a concorrência de produtos importados (especialmente asiáticos), o custo-Brasil, a guerra fiscal entre os estados e a valorização cambial. A estratégia foi apresentada ontem durante o Salão Moda Brasil, em São Paulo. Em 2010, o setor têxtil movimentou US$ 52 bilhões no País.

De acordo com o conselheiro da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e diretor-executivo do Programa TexBrasil, Rafael Cervone Netto, a medida pode reduzir também a disputa entre empresas enquadradas em regimes fiscais diferenciados. Os dados da entidade apontam que 85% das fábricas de confecção e vestuário já se encontram enquadradas no Simples e 15% poderiam se integrar ao sistema tributário simplificado. "Além disso, vamos reforçar à presidente Dilma a defesa da desoneração da folha de pagamentos, diminuindo assim o custo de produção no País", diz.

A indústria de confecções e vestuário está distribuída em praticamente todas as cidades brasileiras e se caracteriza por pequenas e médias unidades de produção. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de São Paulo (Sindivestuário), Ronald Masijah, o limite de faturamento do Simples impede que as fábricas tenham condições de atender às encomendas das grandes redes varejistas, que preferem concentrar seus pedidos em poucas empresas para facilitar a logística e o controle de qualidade. "Com isso, o varejo acaba precisando buscar outros países especialmente os asiáticos, para viabilizar seus volumes de produção", explica.

Masijah diz que a medida deve ter também um impacto alto em geração de empregos. O segmento é o segundo maior empregador entre os diversos setores industriais, perdendo apenas para alimentação e bebidas. Três quartos da mão de obra das fábricas são feminina. No entanto, o industrial reclama dos custos de contratação dos trabalhadores, cuja redução é prioridade já apontada também por Cervone. Estimativas mostram que R$ 10 milhões de alta no faturamento representam a criação de 1,4 mil vagas de trabalho. Por trás da mobilização do setor está a invasão de produtos importados a preços muito baixos. A triangulação e o subfaturamento são duas práticas ilegais correntes que impactam os negócios no Brasil. Recentemente, foi constatada a oferta do quilo de lingerie entregue em São Paulo a US$ 0,01, evidenciando claramente o subfaturamento. No entanto, nem sempre é fácil ter acesso a dados que revelam a prática.

O mesmo ocorre com a triangulação, quando o produto passa por outro país antes de chegar ao Brasil, buscando assim evitar nações com sanções ou gozar de benefícios especiais como os do Mercosul. Cervone diz que a falta de acesso a informações é o principal problema neste caso. Nem mesmo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) tem acesso aos registros da Receita Federal. Por isso, a Abit pede a abertura dos dados dos importadores para flagrar irregularidades. "A China aponta a venda de 70 mil toneladas de têxteis para o Brasil em 2010, mas, segundo a Receita, apenas metade chegou aqui. O restante se perdeu por descaminhos", constata. Isso ocorre, provavelmente, no momento do desembaraço alfandegário da mercadoria.

Por isso, a entidade defende que isso possa ocorrer somente em quatro portos. A variação do real é outro fator que dificulta os negócios da indústria têxtil. Masijah, do sindicato dos fabricantes paulistas, calcula que a diferença cambial eleva em 40% o preço do produto brasileiro em comparação ao importado. "Já praticamos um Imposto de Importação de 35%, o mais alto permitido pela OMC, e isso quase não faz diferença porque se perde em função do câmbio", afirma. Além disso, há ainda a guerra fiscal entre estados, que reduzem tanto o ICMS para a produção local quanto incentivam a importação por seus portos.

Sustentabilidade e respeito às normas favorecem o mercado brasileiro


Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo setor têxtil brasileiro, a terceira edição do Salão Moda Brasil, que começou no domingo e se encerra hoje em São Paulo, projeta elevar seu volume de negócios e fechar a edição com R$ 300 milhões em negócios, cerca de 8% acima do registrado em 2010. O resultado é possível, segundo Ana Flôres, diretora da New Stage, organizadora do evento, em função da qualidade e da inovação que marcam o produto brasileiro. "Muitos compradores estrangeiros já não se importam em pagar um pouco mais por um item diferenciado", diz.

Nesse cálculo, entram aspectos como a produção sustentável e o respeito às normas trabalhistas, que não são vinculados à produção asiática. "Além disso, o Brasil possui todo o know-how da cadeia, desde a produção das fibras até o produto acabado", completa o conselheiro da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) Rafael Cervone Netto. Além disso, o executivo identifica uma alteração logística mundial. "Os compradores estão revendo suas estratégias de compra, buscando pontos de produção mais próximos dos locais de consumo", diz. Nesse cenário, o mercado aquecido dos emergentes acaba favorecendo o Brasil.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

As inscrições para os cursos do Projeto Uniagreste começam hoje




O Projeto Uniagreste do SENAI, lançando em Santa Cruz do Capibaribe na última quinta-feira (16), começa a receber inscrições a partir de hoje. São 22 cursos, todos voltados para a necessidade local.

O projeto faz parte de uma parceria do SENAI com a CDL local, a Associação Empresarial (ASCAP), Associação dos Contabilistas (Ascont), SEBRAE, Centro de Ensino Superior (CESAC), empresa Tintas Quimilson, Moda Center, além do apoio do Banco do Brasil.

As inscrições estão sendo feitas na sede do SENAI (3705-1767), CDL (3731-2850) e ASCAP (3731-2818), ao preço de 40 reais. Os interessados devem ter acima dos 16 anos e comparecerem munidos de RG e CPF.

Confira a lista dos cursos oferecidos:

Área de Gestão
Organização de Estoques
Técnicas de vendas
Telemarketing
Contabilidade na prática
Desenvolvimento de Líderes
Gestão e Representação Comercial
Relações Humanas nas Organizações
Qualidade no atendimento público
Qualidade no atendimento em hotéis
Rapport – criando uma relação de confiança entre clientes e vendedores
Técnicas para encarregados de produção

Área de Vestuário
Técnicas de vitrines temáticas
Comportamento do Consumidor
Gestão estratégica de Design na empresa
Trend Hunter – Caçadores de Tendências na moda
Adaptação de modelagem de peças íntimas
Noções de manutenção de máquinas para costura
Noções de estamparia no Corel Draw

Área diversa
Boas práticas para serviço de alimentação
Serviços de garçom
Segurança do trabalho: formação e aperfeiçoamento de membros da CIPA
Eficiência energética: Dicas para redução do desperdício de energia na empresa

“Sempre fiz assim e deu certo”


Por Sara Xavier

A frase que inspirou o desenvolvimento deste artigo não é estranha para muitos de nós. Quem nunca ouviu um amigo, parente ou um empresário relatar que não iria mudar uma prática administrativa porque ela sempre funcionou na gestão do seu negócio?

Porém, os tempos são outros... o cenário, a concorrência e os clientes mudaram!
E o que fazer diante de um mercado instável e mais exigente?

    Um dos passos iniciais é conscientizar-se deste contexto e buscar informações. A carência de qualificação, criatividade e inovação pode ser minimizada através de cursos técnicos ou superiores oferecidos nas instituições de ensino existentes em nossa cidade e região;
  
    Além disso, é possível inovar através de práticas gerenciais que agreguem valor aos nossos produtos e serviços. Tais ideias podem ser conseguidas através de viagens a eventos, congressos, visitas a outras empresas, leitura de revistas especializadas e pesquisas;

  É preciso ultrapassar os horizontes do escritório e da fábrica. Converse com seus stakeholders, relacione-se, aumente seu network;
  
   E também é necessário que nossos colaboradores se inspirem e melhorem suas práticas. Não deixe de pagar um treinamento para o seu funcionário com receio de que ele saia da sua empresa. Se ela não for boa, ele vai sair de qualquer forma. Dê oportunidades de qualificação e implemente um programa de Gestão do Conhecimento fazendo com que esses talentos sejam multiplicados para todos da organização.

Tais práticas proporcionam motivação e dinamismo para os empreendedores e seus colaboradores, aumentando a competitividade das empresas. A expressão de outrora que intitula este artigo não nos permite acomodar-se no contexto contemporâneo no qual precisamos planejar e agir proativamente prospectando os nossos negócios.

SARA XAVIER ALVES
Bacharel em Administração de Empresas (CESAC)
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Finanças (CESAC)
Gerente Geral da Doca Modas

sábado, 18 de junho de 2011

Presidentes de Associações Empresariais e Comerciais de Pernambuco se reúnem em Caruaru

Os presidentes e diretores das Associações Empresariais e Comerciais de Pernambuco estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (17), na Associação Comercial e Industrial de Caruaru (ACIC). O evento foi apresentado pelo Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (FACEP), Djalma Cintra e pelo executivo Walman Bezerra.


No encontro foram discutidas várias ações da FACEP, mas na pauta principal foi discutido o XXI Congresso da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), que vai acontecer de 10 a 12 de agosto, em Salvador.


Outro assunto importante para as Associações é a realização do XIII Congresso das Associações de Pernambuco, previsto entre 21 e 23 de outubro, em Porto de Galinhas. Em seguida, foram apresentados os diversos convênios da FACEP com o SEBRAE. Djalma Cintra disse que este Congresso será muito importante para fortalecer o vínculo entre as associações, além de munir a todos de informações essenciais para o bom desenvolvimento das mesmas. O próximo encontro ficou determinado para acontecer no dia 14 de julho, na cidade de Gravatá. 


A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe foi representada no Encontro pelo presidente, Aroldo Ferreira, vice-presidente, Fátima Nascimento, pelo tesoureiro, João Neto, pelo conselheiro fiscal, Geraldo Guanabara, e pelas colaboradoras, Aline Gomes e Kelly Ferreira.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Rota do Mar recebe selo de empresa amiga da criança



O trabalho social exercido pela Rota do Mar ao longo dos seus quase 15 anos de existência lhe rendeu mais um reconhecimento. A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente concedeu a empresa dirigida por Arnaldo Xavier e Marta Ramos o título de Empresa Amiga da Criança. “Nosso trabalho também tem o foco de dar o retorno à sociedade com ações e práticas pelas quais se promova o desenvolvimento individual ou em comunidade. No que diz respeito à criança o trato é muito mais cuidadoso, pois estamos tratando do futuro da sociedade”, cita Arnaldo Xavier.

Segundo Ezequias Júnior (foto), diretor de gestão de pessoas, práticas já realizadas e compromissos assumidos foram primordiais para que a Rota do Mar fosse contemplada com o título.

A partir de agora a empresa está autorizada a usar o selo da Fundação Abrinq em todo o seu material impresso interno, de comunicação e publicidade. Assim como cumprir de imediato os compromissos firmados em defesa da criança e do adolescente como: Não explorar o trabalho infantil e não empregar adolescentes em atividades noturnas, perigosas ou insalubres; Desenvolver ações em benefício de crianças e adolescentes, filhos de colaboradores nas áreas de educação e saúde, entre outras.

Fonte: Assessoria

SENAI Santa Cruz do Capibaribe apresenta cursos de férias na CDL

O Projeto Unigreste do SENAI Santa Cruz do Capibaribe, que consiste em oferecer cursos de férias a empresários e colaboradores, foi apresentado na tarde desta quinta-feira (16), à imprensa da Capital da Moda. O evento aconteceu na sede da CDL, onde vários veículos de comunicação da cidade estiveram presentes, em uma coletiva de imprensa, com a participação dos parceiros do projeto.
A CDL, grande parceira de várias instituições, foi representada pelo seu presidente Fábio Lopes. Além da CDL, a Associação Empresarial (ASCAP), representada, pelo presidente Aroldo Ferreira, a Associação dos Contabilistas (Ascont), representada pelo presidente Luciano Bezerra e Diretor Junior Gomes, o SEBRAE, representado pelo Diretor de Projetos da Confecção, Mário César, Centro de Ensino Superior (CESAC), representado pela Diretora Acadêmica, Emanuele, Moda Center, representado pelo Gerente Geral, José Bezerra, Analista de Recursos Humanos, Lívio Ferreira e pelo assessor de imprensa, Elinaldo Ventura. Também esteve presente a única empresa particular, parceira do Projeto, Tintas Quimilson, Representada pela Fabiana Moraes, que falou da importância da educação profissional. “Nós empresários temos de primeiro nos educar para podemos cobrar dos nossos colaboradores. Os produtos hoje em dia são muito iguais e o que vai diferenciar uma empresa de outra é o tratamento que damos ao nosso cliente, por isso cursos educativos, feito os que estão nesse projeto, são de suma importância para o aperfeiçoamento de todos nós empresários e colaboradores”, disse a empresária.

O projeto foi apresentado pelas colaboradoras do SENAI, Fabiana Ferreira e Gislaine Nunes. Ao todo, serão oferecidos 22 cursos, onde todos eles foram formatados de acordo com pesquisas realizadas pelo SENAI e CDL. O presidente da CDL, Fábio Lopes, disse que o SENAI é um grande parceiro e a CDL está sempre aberta para parcerias que venham alavancar o desenvolvimento de santa Cruz do Capibaribe, pois esse projeto tem o grande objetivo de aperfeiçoar mil pessoas, e é de extrema importância que a CDL esteja engajada.

Mário César do SEBRAE destacou a importância da imprensa, quanto à divulgação. “Vocês da imprensa são grandes parceiros, pois é a partir da divulgação que será possível encher as salas para darmos treinamentos ao empresário, a fim de que ele possa ganhar mais dinheiro em seu negócio. E, só com o conhecimento será possível esse feito”, disse Mário.
 
O presidente da ASCAP, Aroldo Ferreira, também destacou o papel da imprensa. Ele disse que sem a imprensa fica difícil divulgar cursos importantes como os que estão neste projeto do Uniagreste.

As inscrições para os cursos do Projeto Uniagreste começam na próxima segunda-feira (20), e podem ser feitas por jovens a partir dos 16 anos, desde que tenham RG e CPF. As inscrições serão realizadas na sede do SENAI (3705-1767), CDL (3731-2850) e ASCAP (3731-2818), ao preço de 40 reais. Confira a lista dos cursos:

Área de Gestão

Organização de Estoques
Técnicas de vendas
Telemarketing
Contabilidade na prática
Desenvolvimento de Líderes
Gestão e Representação Comercial
Relações Humanas nas Organizações
Qualidade no atendimento público
Qualidade no atendimento em hotéis
Rapport – criando uma relação de confiança entre clientes e vendedores
Técnicas para encarregados de produção

Área de Vestuário
Técnicas de vitrines temáticas
Comportamento do Consumidor
Gestão estratégica de Design na empresa
Trend Hunter – Caçadores de Tendências na moda
Adaptação de modelagem de peças íntimas
Noções de manutenção de máquinas para costura
Noções de estamparia no Corel Draw

Área diversa
Boas práticas para serviço de alimentação
Serviços de garçom
Segurança do trabalho: formação e aperfeiçoamento de membros da CIPA
Eficiência energética: Dicas para redução do desperdício de energia na empresa