segunda-feira, 20 de junho de 2011

“Sempre fiz assim e deu certo”


Por Sara Xavier

A frase que inspirou o desenvolvimento deste artigo não é estranha para muitos de nós. Quem nunca ouviu um amigo, parente ou um empresário relatar que não iria mudar uma prática administrativa porque ela sempre funcionou na gestão do seu negócio?

Porém, os tempos são outros... o cenário, a concorrência e os clientes mudaram!
E o que fazer diante de um mercado instável e mais exigente?

    Um dos passos iniciais é conscientizar-se deste contexto e buscar informações. A carência de qualificação, criatividade e inovação pode ser minimizada através de cursos técnicos ou superiores oferecidos nas instituições de ensino existentes em nossa cidade e região;
  
    Além disso, é possível inovar através de práticas gerenciais que agreguem valor aos nossos produtos e serviços. Tais ideias podem ser conseguidas através de viagens a eventos, congressos, visitas a outras empresas, leitura de revistas especializadas e pesquisas;

  É preciso ultrapassar os horizontes do escritório e da fábrica. Converse com seus stakeholders, relacione-se, aumente seu network;
  
   E também é necessário que nossos colaboradores se inspirem e melhorem suas práticas. Não deixe de pagar um treinamento para o seu funcionário com receio de que ele saia da sua empresa. Se ela não for boa, ele vai sair de qualquer forma. Dê oportunidades de qualificação e implemente um programa de Gestão do Conhecimento fazendo com que esses talentos sejam multiplicados para todos da organização.

Tais práticas proporcionam motivação e dinamismo para os empreendedores e seus colaboradores, aumentando a competitividade das empresas. A expressão de outrora que intitula este artigo não nos permite acomodar-se no contexto contemporâneo no qual precisamos planejar e agir proativamente prospectando os nossos negócios.

SARA XAVIER ALVES
Bacharel em Administração de Empresas (CESAC)
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Finanças (CESAC)
Gerente Geral da Doca Modas