quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mercado da moda ganha em qualidade

Santa Cruz do Capibaribe sendo a Capital da Moda tem produzido confecções com muita qualidade. Com a abertura do Curso de Design de Moda na Faculdade de desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE), o mercado da moda ganhou um implemento a mais e os profissionais formados pela Instituição têm conseguido se estabelecerem no Mercado de Trabalho local. Para entender melhor o mercado da moda, a Coordenadora do Curso, Rosimere Ortega conversou sobre o tema.

Confiram a entrevista.
Você enquanto coordenadora e profissional da moda, o que você recomenda como tendência para a Moda Inverno 2011?


Ortega - Embora a moda esteja muito democrática, destacando a androgenia como tendência com macacões e terninhos, os vestidos continuam como peça coringa da estação, pois sua presença nas coleções durante as semanas de moda internacionais foram constantes. Dentre os modelos, vimos formas variadas com cores e materiais que sobressaem do visual, com looks minimalistas, colarinhos altos ou decotes assimétricos, comprimentos ora muito curtos ora menos curtos.

Nas opções mais curtas, preferidas das jovens, serão utilizadas aplicações de plumas, conferindo volume aos vestidos e dando um toque de irreverência ao look. Com relação aos tecidos, teremos o retorno do veludo dos anos noventa, além de bastante transparência, utilizados sempre em leituras minimalistas.

Nós vivemos em uma realidade de confecção em grande escala. Como você percebe o uso das tendências na confecção de Santa Cruz do Capibaribe?


Ortega -
O período é cada vez mais de observação de comportamento, ou seja, observar a vida e a mudança daquilo que está ocorrendo no entorno, as noções de gosto, ideais estéticos, tendências de uso, atitudes e expectativas pessoais só valem por períodos muito curtos, indicando a necessidade constante de readaptação o que intensifica a pesquisa mais aprofundada do conceito abordado e não apenas daquilo que estamos vendo. Entendo que este processo requer o conhecimento de um pesquisador, porém acredito que Santa Cruz do Capibaribe já possui mão de obra qualificada para a função e capacidade de absorção desta.

Em relação a qualidade, o que de dizer de Santa Cruz do Capibaibe hoje?

Ortega - O produto desenvolvido em Santa Cruz há muito tempo deixou de ser produto de sulanca, assumindo uma nova roupagem, sendo um produto de boa qualidade que surpreende os consumidores, o que a Cidade precisa é inovação, ou seja, sair um pouco mais na frente, pesquisando não apenas o que está nas ruas mais aquilo que está no mundo da moda, interpretando e adaptando a nossa realidade.

A FADIRE já formou turmas de Design de Moda, esses profissionais têm sido aproveitados no mercado local?


Ortega - Hoje temos três turmas de designers de moda formadas na FADIRE, com capacidade de pesquisa e realização de coleções, podendo prever tendências. Os designers formados aqui são rapidamente absorvidos pelo mercado, podendo atuar como designes ou até mesmo consultores de moda. Durante o curso o aluno desenvolve habilidades para aplicar a criatividade e a técnica para transformar idéias em projetos de sucesso aplicáveis ao mercado local, visando o crescimento da região.