terça-feira, 30 de novembro de 2010

Santa Cruz do Capibaribe recebe FNE itinerante

Com o objetivo de ampliar o acesso de micro e pequenos empresários aos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), será realizado no próximo dia 02 de dezembro, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do estado, o lançamento do FNE Itinerante. A iniciativa, que já passou em municípios dos estados de Alagoas, Ceará, Rio Grande Norte, Piauí, Maranhão e Paraíba, é uma realização do Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o Ministério da Integração Nacional e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), e conta com o apoio do Sebrae.

O evento será promovido na Casa de Eventos Recepcione, no bairro de Santo Antônio, e prevê a participação de 400 empreendedores, além do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Antônio Figueirôa de Siqueira, e outras autoridades da região. A programação terá palestras de representantes das instituições parceiras da iniciativa.

Além de divulgar e promover a linha de crédito para Micro e Pequenas Empresas (MPE) de diferentes setores da economia, com preferência para cidades do interior, o público também pode contar com atendimento do Sebrae e do Banco do Nordeste, para obter informações sobre formalização de empresas e simulação de financiamentos.

Para a seleção dos municípios, em cada Estado foram priorizadas as cidades do interior do Nordeste, de acordo com os seguintes critérios: tipologia da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) de baixa renda ou renda estagnada; quantidade de MPE, com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); e municípios onde não existe agência física do Banco do Nordeste.

Segundo informação do Ministério da Integração Nacional, em outras regiões brasileiras, estão sendo promovidas ações semelhantes, contemplando o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

Para João Albuquerque, analista de serviços financeiros do Sebrae em Pernambuco, a divulgação do FNE, principalmente para municípios do interior, ajuda a dar maior visibilidade ao fundo. “Muitas pessoas não sabem, mas esta linha de crédito especial existe desde 1988. É importante popularizar esse mecanismo de auxílio ao micro e pequeno empreendedor, principalmente pelas facilidades possibilitadas, como juros mais baixos e maior prazo de pagamento”, destaca.

No período da tarde, antes do evento, os convidados visitarão empreendimentos de MPE financiados pelo Banco do Nordeste e beneficiados com recursos do FNE. Além de Santa Cruz do Capibaribe, ainda este ano, a ação itinerante segue nos próximos dias para as cidades de Ribeirópolis, no estado de Sergipe; Ecoporanga, no Espírito Santo; Itaobim, em Minas Gerais; e Serrinha, na Bahia.