sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SEBRAE oferecerá capacitação para microempresários pernambucanos que almejam exportar

Uma capacitação para microempresários do Estado de Pernambuco será oferecida pelo SEBRAE, nos próximos dias 24 e 25 deste mês. O programa de capacitação visa mostrar como as empresas pernambucanas podem se adaptar as Ca normas de exportação e assim, chegar ao mercado exterior. Dentro da qualificação será abordado diversos pontos, como: preços da exportação, logística de entrega e a melhor maneira de apresentar seus produtos para os clientes internacionais.

Os empresários serão todos capacitados para participarem do II Encontro de Compradores Internacionais em Pernambuco que vai ocorrer de 21 a 23 de setembro.

De acordo com a Gestora de projetos de internacionalização do SEBRAE, Margarida Collier, a oficina irá ocorrer em duas etapas. “Na primeira, as empresas têm acesso a informações sobre como se adequar às normas de negócios internacionais. Já no segundo dia, eles passam por consultorias individuais, com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos ao contexto de cada empresa. A ideia é preparar os participantes para um melhor aproveitamento das possibilidades de negócio", explicou.

Ela disse ainda que o Estado tem grandes potencialidades e isso não tem sido aproveitado. "Nós temos muitas potencialidades. As frutas que são abundantes aqui, como manga e uva, estão em alta lá for a e não conseguimos aproveitar isso. Além de muitas empresas não buscarem a exportação, existem as que não conseguem valorizar o produto. Quando oferecemos uvas desidratadas, por exemplo, conseguimos potencializar nossas mercadorias, agregando maior valor e diferenciando o nosso produto", ressaltou.

Encontro

O foco da comercialização da rodada de negócios que será realizada em setembro estará nos setores de confecção, móveis, decoração, alimentação e bebidas, construção civil e cosméticos. No evento, estarão presentes compradores de 15 países, entre eles Portugal, Espanha, Chile, Equador, Paraguai, Polônia, Emirados Árabes Unidos e Nigéria. Para participar da qualificação, que é gratuita, é preciso estar inscrito no encontro, cuja taxa é de R$ 100.

O cadastro vai até o dia 20 e os interessados devem enviar um perfil empresarial para o fax (81) 3421 8778 ou para o e-mail comex@fiepe.org.br . Há vagas para 50 pessoas na qualificação. Já para a capacitação não há limite de inscrições. Mais informações pelo 0800-570-0800, de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Veja o que vai ser explorado nos dois dias da capacitação:

1 - O que é uma rodada internacional de negócios?

Já no ínicio da oficina, os empresários vão entender tudo o que se passa num encontro com importadoras;

2 - Quais os primeiros procedimentos para exportar?

Um representante do Banco do Brasil irá explicar, passo a passo, do que os microempresários precisam para levar os seus produtos ao mercado externo;

3 - Como se habilitar como exportador?
Um especialista vai mostrar as etapas de documentação e certificação que o microempresário têm que percorrer para começar a exportar;

4 - Como apresentar seu produto?

Os participantes descobrirão a melhor forma de vender e adequar suas mercadorias de acordo com as regras internacionais;

5 - Construção de uma planilha de preço -

Todos os procedimentos exemplificados anteriormente serão colocados em planilhas, que guiará o microempresário na rodada de negócios. As planilhas serão analisadas pelos especialistas do Sebrae, que vão informar erros ou comentar opções.