sexta-feira, 4 de maio de 2018

Bate-papo na Ascap debate ‘Ética em Sociedade’

Convidados e o público debatem 'Ética em Sociedade'


Cinco convidados e uma plateia reunidos em um bate-papo para discutirem o ‘politicamente correto’. Na Semana da Ética, que vai de 30/04 a 09/05, o Rotary e a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) realizaram nesta quinta (03), na sede da associação, a palestra “ Vamos falar de Ética”

Os empresários Miriam Regina Lisboa, José Ronaldo da Silva (Acqualara), José Gomes Filho (Joggofi), Valmir Ribeiro (Sport Company) e Arnaldo Xavier (Rota do Mar) refletiram com o público o conceito ‘Ética em sociedade’.

Da esquerda para a direita: José Ronaldo, José Gomes, Arnaldo Xavier, Míriam Lisboa, Valmir Ribeiro e João Ribeiro - presidente Rotary Club Santa Cruz do Capibaribe

Presidente Ascap - Cíntia
A presidente Ascap, Cintia Valéria Barbosa, fez uma crítica ao atual momento da política brasileira e destacou alguns pontos éticos para melhor viver em sociedade. “Vivemos em uma sociedade não ética, ou seja, desde cedo temos atitudes antiéticas. Hoje, o propósito desse encontro é justamente causar questionamentos e reflexões a respeito do politicamente correto. E, no cenário político atual, onde são cada vez mais descobertos casos de corrupção, a sociedade tem sua parcela de contribuição. Mas a partir do momento que a sociedade despertar e procurar viver de uma forma mais correta, isso se refletirá na esfera política. Por isso, agora, enquanto sociedade, precisamos dar um basta. Assim, no dia a dia, se mudarmos nossas atitudes em casa, no trabalho e no trânsito, podemos transformar o convívio em sociedade”, disse.

Míriam Lisboa

“Na atualidade, vivemos uma crise política ética. Mesmo com essa situação, é possível filtrar algo de positivo, ou seja, é possível buscar o correto. E a sociedade precisa acabar com o “jeitinho” de agilizar suas causas, não devemos cobrar apenas dos políticos, mas sim analisar nossas atitudes diariamente, pois, se cometemos pequenos delitos, não podemos apontar os deslizes dos que estão nos representando na política. Dessa forma, a sociedade precisa mudar para que nosso atual cenário político mude. Na minha opinião, não nascemos éticos. Porém, aprendemos a ser éticos, isto é possível através da educação”, salientou Míriam Regina Lisboa.



Gilvan Gomes 
“O projeto ‘Vamos falar de Ética’ é desenvolvido em parceria com cerca de 15 instituições. A Secretaria de Educação implantou o projeto nas escolas do município, a Secretaria de Mobilidade Urbana engajou-se, realizando uma palestra aos taxistas, mototaxitas e toyteiros, no auditório do Moda Center; em seguida, tivemos na Câmara de Vereadores, uma audiência pública. Agora à noite, estamos neste evento que foi debatido e teve uma boa repercussão. Assim, buscamos despertar a sociedade a discutir o politicamente correto. Para sermos mais éticos, cito o filósofo Mário Sergio Cortella: ‘Eu posso? Eu quero? Eu devo?’ Se nós refletirmos essas três palavras, teremos um mundo melhor. O Rotary possui uma prova quadrupla: É verdade? É justa? Criará boa vontade? Criará uma boa amizade? Fará o bem para todos interessados? São reflexões práticas, onde possibilitam o melhor convívio social”, pontuou o 1º presidente eleito e sócio fundador do Rotary Club Santa Cruz do Capibaribe, Gilvan Gomes Feitosa.


A Semana da Ética é uma realização do Rotary Club Santa Cruz do Capibaribe com o apoio do Moda Center Santa Cruz, JCL Lajes, Sporty Company, Rota do Mar, Mercadão, Multimalhas, Quimilson e Aviamento Brasil. A programação segue até dia 09 de maio.

Nesta sexta, 04 de maio, no Cellebre Recepções, às 19h30, acontece a palestra com Jussier Ramalho;

No sábado, 05 de maio, às 9h, na Casa Paroquial de Nª Senhora Aparecida, encontro com Líderes de Pastorais e Comunitários;

Na quarta-feira, 09 de maio, às 19h30, encontro com Líderes de Pastorais e Comunitários da Paróquia do Senhor Bom Jesus e São Miguel no Centro Pastoral Pe. Zuzinha.

Informações: (81) 9 9961-9009