terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Controle de qualidade e a produção em massa de peças


O controle de qualidade é a padronização da produção usando as especificações como guias. A última peça costurada deve ser igual à primeira. Um modelista pode fazer uma peça de roupa com perfeição e precisão, mas é muito mais difícil controlar a qualidade da produção em massa de centenas ou milhares de peças.

Para garantir que a produção seja feita corretamente e evitar devoluções, tanto as roupas que estão em processo de fabricação quanto as que já estão prontas são inspecionadas uma a uma ou por amostragem aleatória.


Os profissionais que controlam a qualidade não só verificam as costuras, como também conferem por amostragem as medidas em comparação com as especificações originais. As equipes de controle de qualidade às vezes viajam para verificar a qualidade nas próprias fábricas das facções. Se houver erros na primeira inspeção, o gerente de produção tenta corrigi-los nos estágios de costura ou de corte.

Importância do controle de qualidade

Os padrões de produção são muito importantes e devem estar à altura da reputação do fabricante e do preço das roupas. Não adianta oferecer uma peça de roupa com um design elegante se ela não for bem produzida.

Roupas de qualidade inferior podem ser rejeitadas pela loja e devolvidas ao fabricante, ou podem parecer tão feias nos cabides que os clientes não vão comprá-las. Qualquer uma das situações significa perda de reputação e de vendas futuras.

O código de barras ou os números na etiqueta de identificação de cada peça identificam a fábrica onde a roupa foi feita, o que permite rastrear a origem dos erros de construção. Além disso, outras razões para devoluções são tecidos fabricados com má qualidade ou tingimento desigual. O ideal é que o fabricante tente evitar esses erros em futuras remessas ou acabamentos.

Fonte: Audaces