Confira
estratégias que podem ajudá-lo neste processo de crescimento empresarial
O
crescimento empresarial está nos sonhos de todo empreendedor. Desde o início da
atividade, geralmente ainda com poucos clientes, os planos de expansão são
formulados mesmo que informalmente, e passam a fazer parte das expectativas dos
envolvidos.
De
posse de um bom plano de negócio, o empresário consegue prever – ou pelo menos
tenta – o cenário de crescimento e as estratégias que levarão a isto. Em
algumas ocasiões a evolução vem inesperadamente, pegando de surpresa e trazendo
uma boa dor de cabeça, com possíveis imprevistos, frutos de imaturidade
gerencial.
Mas
e quando não há um planejamento inicial, o que deve ser feito para
crescer?
Este
é o dilema de muitos empreendedores que almejam o passo seguinte empresarial,
com crescimento nas vendas e nos lucros, respectivamente.
Para
ajudá-los nesta etapa, três estratégias serão abordadas a seguir, com
possibilidade de implementação imediata a depender do modelo do negócio.
Ressalta-se previamente a importância de uma boa estrutura gerencial antes de
qualquer crescimento, evitando potencializar problemas existentes e não
resolvidos. Aliás, empresas que crescem antes do tempo e sem organização tendem
a enfrentar grandes dificuldades, com comprometimento de atividades básicas
como atendimento e controles financeiros.
Crescimento
físico
A
ampliação do negócio existente é recomendável e necessária quando a empresa se
encontra no limite da capacidade operacional. Esta situação é identificada
visualmente, com constantes filas de espera, ou mesmo superlotação frequente no
estabelecimento.
Havendo
disponibilidade para ampliação, o empresário pode optar por este caminho, mas
não sem antes analisar: investimento necessário, acréscimo previsto nas
despesas, projeção de aumento nas vendas.
Crescimento
geográfico
Esta
estratégia visa o alcance de novos mercados, com base na expansão da atuação
geográfica. Pode se tratar de um novo bairro, ou partes do bairro não
exploradas anteriormente, município diferente ou um estado vizinho. Para que
isto aconteça, o interessado deve utilizar canais de comunicação que alcancem o
novo território, com a certeza de que conseguirá atender. O atendimento pode
ocorrer através de entrega em domicílio (delivery) ou implementação de nova
unidade.
Antes
de adotar esta estratégia é importante visitar, pesquisar e conhecer o
ambiente, tendo a certeza de que tem o produto certo para as necessidades do
local.
Ampliação
no mix de produtos
Muitas
vezes o empreendimento encontra barreiras para o crescimento geográfico. A
limitação pode ser financeira ou mesmo de estrutura. Nestes casos, o gestor
pode optar por crescer na oferta de produtos, e com isso atrair uma nova
clientela ou mesmo aumentar o atendimento aos desejos e necessidades dos
clientes atuais.
Para
esta estratégia, o processo inicia com uma análise de swot, dando ênfase ao
item oportunidades. Analisa-se então o público local (para negócios
com atuação geográfica) identificando alternativas de produtos que não são
exploradas. Este incremento pode trazer novos clientes e aumentar o
relacionamento com os atuais.
Para
negócios que atuam sem limitações de território, a dica é pesquisar nichos
pouco explorados. Na ampliação do mix o empreendedor deve ficar atento para a
rentabilidade dos novos produtos e a proximidade com o conceito do negócio,
evitando assim perda de referência.
Canais
e estratégias de venda
Além
do crescimento geográfico e de produtos, o dono de um negócio pode optar pela
implementação de um novo canal de venda ou estratégia diferenciada. Falamos na
adoção de meios que potencializem a disseminação e escoamento da produção,
ganhando escala e fortalecendo a marca. A contratação de representantes,
revendedores ou a venda para revenda (em pontos comerciais) são exemplos de
novas formas de entrega, que dão volume ainda que reduzam a margem de lucro. O
uso de aplicativos e parcerias com outros estabelecimentos também contribuem
para a ampliação nas vendas.
E
por que não pensar em mudar a entrega? Em algumas situações um serviço agregado
pode ter mercado mais rentável do que o produto alvo do negócio. Ou o aluguel
gera mais demanda do que a venda.
Conheça
o seu produto e cresça
Nenhuma
atitude que vise o crescimento deve ser implementada se não houver conhecimento
pleno do produto/serviço que é oferecido. A gestão precisa estar “redonda” e o
conhecimento sobre o mercado vai fazer a diferença na hora de optar por uma das
estratégias. Logo, se quer crescer, comece refletindo sobre como está o seu
mercado hoje e o que se espera dele amanhã. Estude os concorrentes, analise
tendências, e decida os próximos passos!
Fonte: Sebrae Pernambuco
Por
Vitor Abreu, analista do Sebrae em Pernambuco