terça-feira, 23 de agosto de 2016

Como melhorar seu acabamento na costura com técnicas simples


O ponto chuleado é um dos mais usados para arrematar as extremidades dos tecidos, evitando que eles desfiem. Na alfaiataria tradicional ele é feito à mão, contudo dá para conseguir bons resultados cosendo com a máquina de costura. Basta seguir os passos:

1. Selecione o ponto zigue-zague e defina sua largura e seu comprimento. Escolha entre as posições 2,5 e 3.

2. Ajuste a tensão de acordo como tecido que irá costurar. Faça o teste em um retalho para verificar a medida correta.

3. Posicione o tecido na máquina de maneira que a borda fique alinhada com a abertura central da sapatilha e costure.

Veja algumas dicas para obter uma costura perfeita. Confira!

Depois de todos os cuidados na hora de cortar as peças, é preciso escolher bem os aviamentos para facilitar a costura. “A linha deve ser da cor que predomine no tecido”, explica Maísa Alves, do Senai. Já Daniele Boury, da Eduk, dá outras dicas: “Se ainda restar alguma dúvida sobre a tonalidade, posicione a linha da matiz da estampa e a do fundo sobre a trama e veja qual delas fica mais discreta”, explica.

Para que o resultado fique perfeito, o ideal é alinhavar antes e verificar se os padrões se encaixam. “Dobre direito com direito e alinhave, depois é só virar e ver se está tudo certo.

Alguns elementos, como viés, fitas de gorgurão, debruns e passamanarias, ajudam a disfarçar os desníveis quando são pregados no avesso”, comenta.

Acabamento com Debrum

O acabamento com debrum deixa a peça mais bonita, além de reforçar a costura, também evita que as bordas desfiem.

Tenho fotos na máquina fotográfica das aulas do curso de costura, aos poucos, vou baixando, organizando e postando aqui no blog. Todas as aulas eu ia registrando, tirava foto de cada passo, quando fizer de novo e não lembrar é só ver as sequências das fotos rs


5 passos para executar a costura francesa

Dicas de costura inglesa

Fazer acabamentos bonitos é um diferencial que agrega valor às peças e dá prestígio ao seu ateliê. A costura inglesa possui algumas variações e pode ser confusa para iniciantes, mas a modelista Cristiane Lára, da Modelaria, de Salvador, ensina esta técnica detalhe por detalhe.
PASSO A PASSO:

1. Esta costura é feita colocando os tecidos avesso contra avesso a uma margem de 1 cm.

2. As bordas são aparadas e ficam com 3 milímetros.

3. Passe a ferro e revire o tecido, juntando direito contra direito, e faça a costura definitiva, sem pegar nas margens aparadas.


Fonte: Molde & Cia