terça-feira, 12 de julho de 2016

SEBRAE DÁ DICAS PARA EMPRESÁRIOS ENFRENTAREM A CRISE ECONÔMICA


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) publicou uma série de dicas para orientar empresários a passar pela crise econômica do país sem grandes problemas. Segundo Wander César de Emilio, analista e consultor da Unidade de Desenvolvimento Empresarial do Sebrae MT, crises são positivas para que empresários saiam da zona de conforto e apostem mais alto em suas capacidades e habilidades.

A arte de fazer contas: este é o atributo básico do bom empresário. Para ser bem-sucedido, é preciso ser minucioso no levantamento de custos e despesas, saber colocar preços em produtos e serviços, estar ciente sobre lucros e faturamento de seu empreendimento e gostar de matemática.

Números são a bússola principal dos negócios. A partir de operações simples como soma e subtração, basicamente, mede-se a saúde da empresa e os passos que podem ser dados para crescer, inovar e se diferenciar no mercado. Os números não mentem e também podem indicar cautela. O bom empresário só decide, depois de ver os resultados das contas.

Mar revolto

Quando o cenário econômico está instável, a matemática se torna questão de sobrevivência. No cenário de mar revolto, reduzir custos é a palavra de ordem.  Todos os tipos de despesas e custos (aluguel, energia, telefone, recursos humanos, taxas, tributos, insumos, etc) devem ser milimetricamente monitorados. Cortar desperdícios e evitar despesas desnecessárias são as primeiras providências a serem tomadas para enfrentar as turbulências.

“O empresário brasileiro desenvolveu muitas habilidades, no passado, quando tinha de lidar com altos índices de inflação e mercado instáveis”, lembra Wander César de Emilio. Nos últimos anos, com a estabilidade da economia, os empresários podem ter se acomodado, segundo ele. “Está na hora de voltarmos a ser criativos, ter jogo de cintura, como nos tempos difíceis”, sugere.

“Está na hora de o empresário brasileiro voltar a driblar as instabilidades da economia com a mesma ginga que teve no passado. Ou será que perdemos a nossa característica, mundialmente reconhecida, de criatividade e habilidade em navegar em mares turbulentos?”, desafia o analista.

Questões básicas

Neste momento, donos de pequenos negócios precisam estar atentos para fazer ajustes e correções de rota. Wander utiliza a metáfora do barco no mar para ilustrar o cenário atual. Ele indica algumas perguntas básicas, por onde começar para corrigir, se necessário, a trajetória do barco:

  • Como está conduzindo seu negócio?
  • Você tem todas as informações que precisa em seu painel de bordo para tomar decisões?
  • Sabe aonde quer chegar?
  • Conta com recursos disponíveis para realizar as manobras necessárias para lidar com as ondas?

Algumas dicas

  • Buscar conhecimento e informação é uma necessidade constante, que em tempos desafiantes se torna imprescindível.
  • Conheça e controle seu fluxo de caixa (saiba como ele se comportou e como vai se comportar pode evitar aborrecimentos e pagamento de juros)
  • A base de uma boa decisão é a informação, seja obsessivo com o monitoramento das informações de seu negócio;
  • Cuidado com o estoque (se por um lado a falta de mercadoria provoca perda de vendas, por outro, o excesso pode levar a problemas de caixa, uma vez que a empresa terá que pagar os fornecedores sem ter vendido o produto)
  • Estoque parado é igual a dinheiro parado;
  • Atenção com a inadimplência; incentive formas de recebimento mais seguras (dinheiro e cartões)
  • Selecione bem seus clientes; pior que não vender é vender e não receber;
  • INOVE: faça algo diferente para obter resultados diferentes (se fizer igual ao que está no mercado, vai obter os mesmos resultados)
  • Não se compare à maioria, pois infelizmente a maioria não é modelo de sucesso.
  • Ouça muito o que o cliente está falando;
  • Peça opinião de seus colaboradores;
  • Pesquise o mercado com seus fornecedores;
  • Leia e observe tendências de mercado;
  • Busque motivação para colocar inovação em sua empresa
  • Comece a ser inovador com atitudes simples e com recursos que já possui.
  • Com informações da Agência Sebrae

Fonte: MPE Brasil