A
estrutura abriga uma incubadora de empresas de design de produtos de vestuário,
acessórios, têxteis e ambientes, ao mesmo tempo em que serve de espaço para
venda dos produtos e na profissionalização da criação e ao
empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar
aos estilistas.
O
projeto é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e é gerido
pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco, com
financiamento aproximado de R$ 2 milhões da Petroquímica
Suape. O Marco Pernambucano da Moda está sediado num antigo
edifício reformando de 100 anos.
O
projeto de incubação 2015/2016 acolheu 43 projetos e, destes, 20 chegaram ao
final do processo e definiram o caminho que buscavam seguir. Eram ideias de
negócios que tiveram consultorias específicas e especializadas, de acordo com
suas demandas. Nas palavras do presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e
de Confecções de Pernambuco (NTCPE), Fredi Maia:
“O
programa visa capacitar pessoas e empresas com projetos inovadores, em
diferentes estágios de maturação, ajudando-as a obter sustentabilidade em suas
futuras operações. O principal objetivo é transformar esses projetos em
negócios”. Isso é importante pois as faculdades de moda focam muito em
moda conceitual mas deixam a desejar no ensino de negócios pois moda é
comércio. O site G1 da Globo fez uma interessante matéria sobre o Marco assista
http://g1.globo.com/pernambuco/globo-comunidade-pe/videos/t/edicoes/v/3-bloco-a-veja-iniciativas-que-podem-fazer-a-diferenca-para-a-empresa-que-esta-comecando/4993754/
O
https://www.facebook.com/marcopemoda/
conta com a seguinte infraestrutura e
serviços aos estilistas:
INFRAESTRUTURA
•10 espaços individuais com área de 40 m2 cada, e 140 m2 para criação da moda
pernambucana e showroom;
• Sala de reuniões, que pode ser utilizada para as consultorias, treinamento,
atendimento a clientes, fornecedores ou funcionários;
• Sala de administração, recepção e atendimento ao público;
• Computadores com Internet banda larga;
• Refeitório equipado com geladeira, mesas e cadeiras;
• Espaço de 400 m2 para exposições e eventos relacionados com a moda;
• Núcleo de produção coletivo para prototipagem em confecção e treinamento;
• Acervo técnico especializado para consulta e pesquisa;
• Salão para exposições;
• Sanitários / Vestiários;
• Bar temático.
• Sala de administração, recepção e atendimento ao público;
• Computadores com Internet banda larga;
• Refeitório equipado com geladeira, mesas e cadeiras;
• Espaço de 400 m2 para exposições e eventos relacionados com a moda;
• Núcleo de produção coletivo para prototipagem em confecção e treinamento;
• Acervo técnico especializado para consulta e pesquisa;
• Salão para exposições;
• Sanitários / Vestiários;
• Bar temático.
SERVIÇOS
•
Assessoria para elaboração do plano de negócio das empresas;
• Consultoria financeira e de marketing;
• Consultoria jurídica, de planejamento, de recursos humanos, entre outros, de acordo com a necessidade das empresas;
• Acesso à informação tecnológica;
• Cursos e treinamentos;
• Participação em feiras, eventos, rodadas de negócios e workshops;
• Produção de materiais para divulgação;
• Exposições temáticas.
• Consultoria financeira e de marketing;
• Consultoria jurídica, de planejamento, de recursos humanos, entre outros, de acordo com a necessidade das empresas;
• Acesso à informação tecnológica;
• Cursos e treinamentos;
• Participação em feiras, eventos, rodadas de negócios e workshops;
• Produção de materiais para divulgação;
• Exposições temáticas.
Bem
legal né? É fabuloso que exista algo assim no Brasil e o interessante é
que o projeto de incubação 2015/2016 foi patrocinado pela
Petroquímica Suape (subcrédito social do BNDES), recebido via contrato de
gestão firmado entre o NTCPE e Governo do Estado de Pernambuco. Desse modo
os selecionados para incubação não precisaram pagar nada.
O
projeto de incubação 2015/2016 teve onze meses de duração. Por ter sido a
primeira experiência do Marco Pernambucano da Moda, o modelo está em avaliação
e terá adequações. Uma delas é o prazo que deve ser ampliado para 18 meses. O
próximo formato e modelo de incubação estará concluído até setembro de 2016.
Os
20 incubados contaram com estações individuais de trabalho (até duas por
projeto), conexão banda larga, salas de reunião, suporte administrativo e
laboratórios avançados com tecnologia para desenvolvimento de produtos. Os
ouvintes e convidados terão acesso garantido às palestras e capacitações, além
de receber orientação dos consultores.
Nos
três primeiros meses, fase considerada de pré-incubação, os projetos passaram
pela fase de diagnóstico e possíveis aperfeiçoamentos nos planos de negócios,
para então caminharem às etapas seguintes.
“Tão
importante quanto o trabalho de estruturação de novos negócios nesse nicho da
Economia Criativa, é o papel estratégico do Marco Pernambuco da Moda na
ampliação da qualidade e, consequentemente, da competitividade da cadeia têxtil
e de confecções de Pernambuco. Um dos principais segmentos industriais do
Estado e que, com programas que fomentam a inovação como esse, pode ganhar
ainda mais peso no mercado nacional”, comentou o secretário de
Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.
As
fases de incubação e pós-incubação incluem desde capacitação em gestão
empresarial (com ênfase nas áreas fiscal, financeira, de administração e
pessoal), até o desenvolvimento tecnológico dos produtos, validação das
estratégias de mercado, atração de clientes, marketing e comercialização. O
objetivo é a constituição de negócios que apresentem sustentabilidade. Na
página do Marco no https://www.youtube.com/channel/UC5tWmg47nQMo4BojbmZXoiw
tem alguns vídeos com os estilistas que participam do projeto.
Após
11 meses de incubação, 17 jovens marcas tiveram consultoria sobre
gestão empresarial, produção, marketing e design com foco em negócios de moda.
O resultado pode ser visto no desfile “Do popular ao erudito – um passeio pelas
ruas do Recife”, que aconteceu dia 1º de julho no Marco Pernambucano da
Moda. Veja abaixo.
Segundo
informações de Celso Calheiros, assessor de comunicação do Núcleo Gestor da
Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco, responsável pela gestão do
Marco Pernambucano da Moda:
O
Marco é um dos projetos do NTCPE, organização social sem fins lucrativos
fundada pelo Sindicato da Indústria Têxtil de Pernambuco, o Sindicato da
Indústria de Confecções de Pernambuco e a Federação das Associações Comerciais
e Empresarias de Pernambuco (FACEP), com a participação direta de instituições
ligadas à cadeia têxtil e de confecções, como o Sebrae, Senai, Senac,
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de
Pernambuco (UFRPE).
O
projeto tem articulações com o Programa ProAPL (Arranjo Produtivo Local)
de Confecções gerido pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep); o Armazém
da Criatividade do Porto Digital, organizações ligadas à Secretaria de Ciência
e Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco; com a Agência de
Desenvolvimento de Pernambuco (ADDIPER), realizadora da Feira de Negócios de
Artesanato do Nordeste (Fenearte).
O
Marco Pernambucano da Moda é uma cosewing mas tem potencial para
ir além e se tornar uma fashion lab nos moldes da Manufacture NY, a maior
incubadora de moda sustentável e tecnológica do mundo em Nova York ou as
europeias Fashion Tech Berlim e a Fashion & Technology Lab Paris. Veja
mais http://www.stylourbano.com.br/fashion-labs-inovacao-na-uniao-entre-moda-varejo-e-tecnologia/
Fonte: Stylo Urbano