LOJA DA UNDER ARMOUR EM CHICAGO ©GETTY IMAGES |
A
moda e o varejo ocuparam posição de destaque na edição de 2015 da lista da
“Forbes” com os bilionários do mundo. O setor ocupou o quarto lugar entre
as indústrias mais lucrativas, atrás apenas das áreas de investimentos,
tecnologia e comida e bebida.
No
topo do ranking está a família Walton, da Wal-Mart Stores, com patrimônio
líquido de US$ 41,7 bilhões (cerca de R$ 130 bilhões). Outros executivos
americanos do setor que entraram na lista são o cofundador e CEO da Nike,
Phil Knight, com fortuna estimada em US$ 21,5 bilhões (ou R$ 67 bilhões
aproximadamente), e o proprietário e investidor da Revlon, Ronald Perelman, com
US$14.5 bilhões (R$ 45 bilhões).
Em
seguida estão Leonard Lauder, Leslie Wexner e Ralph Lauren com US$ 9,1 bilhões
(R$ 28,3 bilhões), US$ 7,7 bilhões (R$ 24 bilhões) e US$ 7 bilhões (R$ 21,8
bilhões), respectivamente. O presidente e CEO da Under Armour, Kevin Plank,
abocanhou US$ 3,2 bilhões (R$ 10 bilhões) e ganhou menção honrosa da “Forbes”,
que escreveu: “a receita da Under Armour cresceu 32% no último ano, e os lucros
saltaram 28%. Em vez de gastar centenas de milhões em acordos com
atletas-estrela como a Nike e a Adidas fazem, Plank está aplicando os recursos
em tecnologia, como a compra de três apps fitness por US$ 710 milhões (R$ 2,2
bilhões), desde dezembro de 2012”.
Olhando
globalmente, a francesa Liliane Bettencourt, principal acionista da L’Oréal, é
a segunda executiva mais rica do setor, com patrimônio estimado em US$ 40,1
bilhões (R$ 214,7 bilhões). Na cola dela está o CEO do grupo LVMH, Bernard
Arnault, com US$ 37,2 bilhões (R$ 115,6 bilhões). Na verdade, o setor de moda e
varejo é o que mais contribui para o surgimento de novos membros do seleto
grupo de bilionários em países europeus como França, Alemanha, Itália,
Espanha, Suécia e Reino Unido.
“É
interessante as pessoas perguntarem como a riqueza está em termos regionais”,
disse a editora assistente de gestão da “Forbes”, Luisa Kroll, ao WWD. “A Europa não manteve o ritmo com a Ásia, mas esta é
uma área na qual eles são líderes e formadores de opinião. Algo que tem a ver
com a sua sensibilidade.”
Vale
ressaltar ainda que, enquanto a indústria fashion foi uma das líderes em
vários países, a mídia teve um desempenho mais modesto, ocupando a quinta
posição entre os setores que mais geram riquezas nos Estados Unidos. Os top
executivos de mídia do país são Anne Cox Chambers com US$ 17 bilhões (R$ 52,8
bilhões), Rupert Murdoch com US$ 13,9 bilhões (R$ 43,2 bilhões) e o presidente
da Condé Nast, Samuel Newhouse Jr., com US$ 9 bilhões (R$ 27,9 bilhões).
Confira
a lista completa da “Forbes” com os bilionários do mundo aqui.
Fonte: FFW