Em
moda não existe produto pelo produto. Todas as peças fazem parte de uma “grande
família”, a coleção de moda, que nada mais é do que o agrupamento ordenado
(por uma lógica própria de desenvolvimento e quantificação) de produtos afins,
por isso, as coleções de roupas, calçados, joias, bolsas, devem ser separadas.
Dentro dessa lógica própria, alguns itens são obrigatórios no processo de
construção, como o tema, os shapes (formas/modelagem), as cores e os tecidos/materiais.
O tema é um assunto que causa muita paixão e ódio no designer de moda, principalmente naqueles que ainda estão no processo de aprendizado. Mas, buscando uma forma de racionalizar algo que pode ser tão abstrato e subjetivo, os designers desenvolveram o recurso da Ambiência de moda. Alguns a chamam de Quadro Imaginário, Painel Iconográfico ou Painel Temático, mas todos os termos se referem à mesma estrutura.
O tema é um assunto que causa muita paixão e ódio no designer de moda, principalmente naqueles que ainda estão no processo de aprendizado. Mas, buscando uma forma de racionalizar algo que pode ser tão abstrato e subjetivo, os designers desenvolveram o recurso da Ambiência de moda. Alguns a chamam de Quadro Imaginário, Painel Iconográfico ou Painel Temático, mas todos os termos se referem à mesma estrutura.
A
Ambiência de moda é feita por colagens de imagens, podendo conter também amostras
de materiais e de cores, bem como esboços e desenhos e até palavras-chave. Ela
pode ser feita manualmente ou computadorizada e quantas vezes for necessário
até se chegar a uma ideia que traduza sucintamente (e visualmente)
o conceito que se pretende passar com a coleção.
O tema escolhido geralmente não é abrangente, uma vez que se perderia o poder de coesão num contexto muito amplo, assim, a ambiência tem a função de fazer um recorte para um subtema, proporcionando referências sensoriais suficientes para o trabalho do designer.
O tema escolhido geralmente não é abrangente, uma vez que se perderia o poder de coesão num contexto muito amplo, assim, a ambiência tem a função de fazer um recorte para um subtema, proporcionando referências sensoriais suficientes para o trabalho do designer.
Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP