Atualmente
o maior comprador individual de produtos brasileiros, a China é destino de
missão empresarial realizada pela FIEPE até sábado (9). A ação, desenvolvida
pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação, é voltada para
empresas dos setores têxtil e vestuário.
Os
empresários inscritos na missão estão tendo a oportunidade de participar, ao
longo de três dias, da Canton Fair, maior feira multissetorial da China, realizada
na cidade de Guangzhou. No ano passado, o evento reuniu mais de 35 mil
expositores e movimentou aproximadamente US$ 45 bi em novos negócios. A
programação também inclui visitas técnicas a indústrias têxteis e de confecções
em Xangai, a segunda maior cidade chinesa, além de reuniões de negócios e
seminários.
EXPORTAÇÕES - As vendas brasileiras para a China
cresceram 8,5%, entre os meses de janeiro e julho deste ano, segundo os dados
mais recentes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
colocando o país à frente dos Estados Unidos como principal comprador do
Brasil. No período, as exportações nacionais para a China alcançaram US$ 22.9
bi, o equivalente a 20,1% do total exportado.