segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sportwear é uma das apostas em prévia do SPFW

A semana de moda de São Paulo terá início no dia 28 de outubro e, novamente, não será na Bienal Ibirapuera e sim no Parque Villa Lobos

A primavera começou a pouco mais de duas semanas e a temperatura na capital paulista mais parece de inverno. E apesar de faltar quase um ano para a próxima temporada de frio, a indústria da moda não para e já se prepara para o outono/inverno 2014.

Por conta disso, mais uma edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) se aproxima, e o Shopping News conversou com especialistas de moda para antecipar o que deve aparecer nas passarelas e tomar as ruas na próxima temporada outono/inverno.  

Segundo o consultor de moda e apresentador do programa Esquadrão da Moda do SBT, Arlindo Grund, a modelagem esportiva virá com força total. “Agora isso vem com uma pitada de sensualidade, que é a cara da mulher brasileira. E veremos também muitas estampas nos tons de verde, e a continuação do étnico e do geométrico”. A consultora do Senac Moda Informação Denise Morais concorda e acrescenta: “Deve seguir a linha dos desfiles internacionais que tem duas vertentes: uma mais moderna, tem um visual mais clean, que trabalha com estruturas e com tecidos de mais impacto e uma cartela de cores mais apasteladas, de tonalidades mais suaves. Trabalhar uma nova forma, uma nova linha dentro do corpo com tecidos um pouco mais pesados”, explica a especialista.

A outra é uma continuidade das transparências e o sportwear veio para ficar. “Muitas marcas do exterior trabalharam o sportwear mais refinado, que tem uma conotação futurista, ligado a tecnologia da matéria prima, até dos próprios calçados. Outra certeza é a do lado étnico, algumas marcas que são mais voltadas para o beachwear, devem ter uma leitura bem brasileira, com alguma coisa homenageando realmente essa história do Brasil em 2014 porque tem tudo a ver com Copa do Mundo, o momento que o Brasil está na moda”, ressalta.

Destaques

Todas as edições, alguns estilistas chamam a atenção ou por seus desfiles bastante performáticos ou pela coleção apresentada. Na opinião de Arlindo Grund, Alexandre Herchcovitch deve ser destaque. “Ele sempre apresenta desfiles ousados e atemporais, e também o Pedro Lourenço, que cancelou a apresentação dele em Paris e voltou para o SPFW, pode ser um dos desfiles aguardados para a temporada”, afirma.

A consultora de imagem Ana Cury aposta na apresentação de outras grifes. “Acredito que a Osklen, Gloria Coelho, a Animale, que faz um guia muito grande, Fórum e Ellus são bacanas também e têm um apelo muito grande. Essas são as marcas que devem chamar a atenção do público”.
Lei Rouanet

Muitas polêmicas foram criadas em virtude da decisão do Ministério da Cultura de permitir que estilistas, como Pedro Lourenço, Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga captassem recursos por meio da Lei Rouanet de incentivo a Cultura.

Para Ana Cury, a medida é válida sim para dar um up no setor, mas os valores têm que ser bem distribuídos. “Acho que essa lei facilita os projetos das pessoas que trabalham com moda. A única coisa, é que os valores têm que ser absolutamente corretos e transparentes. O que não pode é um desfile custar um milhão de reais. A gente sabe que não custa, que dá para fazer com um valor menor. Aquele dinheiro é do governo e poderia fazer outros benefícios. A moda cria emprego, tem grandes impactos comerciais, mas tem que ser tudo equilibrado. É importante que o montante seja real e não mais uma maneira de vazar dinheiro pela porta errada”, finaliza.

Fonte: DCI - Diário Comércio e Serviços