sexta-feira, 14 de junho de 2013

Artigo: Qual a sua desculpa para não empreender?

Texto publicado na edição impressa n° 94 da revista Empresa Brasil, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Por Jerônimo Mendes*

Realizar sonhos exige esforço e disciplina acima da média, algo que poucos estão dispostos a praticar. Com frequência ouvimos bobagens do tipo “se eu tivesse um emprego melhor seria mais feliz”, “se eu ganhasse mais poderia viver melhor”, “se eu tivesse dinheiro não pensava duas vezes” e assim por diante. De fato, a maioria viverá a vida tentando justificar a falta de iniciativa e ação para as coisas que dependem apenas de si mesmo. Atribuir a culpa ao chefe, aos pais, ao emprego ou ao governo não proporciona a menor sensação de prazer. Será que os homens preferem a escravidão na segurança ao risco na independência, como afirmava o filósofo francês Emmanuel Mounier?

Muitos esquecem o fato de que, para ter, é necessário, acima de tudo, pesquisar, tentar, ousar, ser melhor a cada dia, a fim de desprender-se da escravidão imposta pela maioria dos empregos formais. Acredite ou não, sempre haverá escolhas. Tudo aquilo em que você se concentra tende a fortalecer, entretanto, para ganhar asas e ir além das ideias, algumas questões são de fundamental importância: O QUE você está disposto a fazer para colocar sua ideia em prática e tornar as coisas menos impossíveis? COMO vai fazer isso? Já tem pelo menos o modelo de negócio delineado em mente? QUANDO pretende começar? Já estabeleceu o tempo máximo que você suporta como empregado? QUEM poderá ajudá-lo a materializar a ideia? Quem são as pessoas nas quais poderá confiar durante uma troca de percepções a respeito do negócio? QUAIS sãos os seus medos mais profundos? De que maneira poderá neutralizar o índice de pessimismo ou negatividade na sua vida? QUANTO custa e quanto está disposto a economizar para aumentar as chances de realizar o sonho? QUANTAS desculpas ainda pretende criar para adiar o sonho de fazer aquilo que realmente deve ser feito?

Quando você se propõe a mudar, o mundo ao seu redor muda também, portanto seja mais forte do que as desculpas que você arranja. Experimente, planeje, leia, concentre-se e as coisas se ajeitam quando você menos imagina. Por enquanto, se não puder mudar de emprego, mude o comportamento, dedique-se a pensar um pouco mais sobre isso, sofra menos, agradeça mais, converse mais com a família, compartilhe o sonho com a esposa, os pais, os filhos e aquele seu tio que sempre torceu por você. As sábias palavras de Andrew Matthews, escritor e cartunista australiano, encerram a lição de hoje: “A gente fi ca motivado quando está fazendo as coisas, não quando está falando nelas; o universo recompensa o esforço, não as desculpas”.

*Administrador, Coach Empreendedor, Escritor e Palestrante