Fique por dentro do que é necessário
para vender no e-commerce
Sem dúvida a Internet e o mundo
digital já fazem parte da vida da grande maioria dos brasileiros.
Cerca de 66 milhões de pessoas (2012)
já tem acesso a Internet e hoje temos mais de um aparelho celular por pessoa.
Realmente o brasileiro se apaixonou pelo digital. Porém os novos e antigos
empreendedores ainda não vêm este novo meio como algo rentável. Alguns por não
saber por onde começar, outros por não acreditar. Neste post vamos falar sobre
sete coisas que os empreendedores precisam saber para atuar e ter rentabilidade
no meio digital.
1) Site não é portfólio, site é
vendedor
Se você ainda acha que apenas expor
seus produtos em um site vai lhe trazer algum retorno. Está enganado. Os sites
deixaram de ser apenas portfólios eletrônicos para se transformarem em
plataformas de negócio, captar prospects, fidelizar clientes, e enfim, vender.
Um site vendedor é aquele que pode ser encontrado por um possível cliente na
Internet, seja através do Google ou através das redes sociais. Se seu site não
aparecer no Google – processo chamado de otimização de sites ou links
patrocinados – nem for encontrado nas redes sociais, ele será como uma loja em
uma rua sem saída: poucas pessoas o verão.
Além desta característica da
encontrabilidade, um site precisa ter elementos que convençam o visitante a
comprar ou a entrar em contato com a empresa. Estes elementos persuasivos podem
ser: certificações, selos, depoimento de clientes, carteira de clientes,
títulos, etc. Tudo que aumente o valor da empresa perante o visitante.
Por último, dê alternativas fáceis
para o visitante entrar em contato ou fazer uma compra no site. Exponha o
telefone diversas vezes na tela, insira botões de ação, como “faça um
orçamento”, “preencha o cadastro”, “comprar”.
2) E-mail marketing não é spam
Fazer uma campanha de e-mail
marketing não é comprar uma lista de e-mails pronta, sem nenhuma segmentação e
sair disparando para um número exorbitante de pessoas. Para fazer uma ótima
campanha de e-mail marketing seus dados precisam ser segmentados. A melhor
forma de fazer isso é criar a sua própria lista, usando seus clientes, ou
possíveis clientes. Não é recomendado enviar um e-mail de um novo carro super
esportivo, para uma pessoa idosa. Provavelmente ela não estará interessada e
você perdeu investimento.
3) Conteúdo é para os outros, não
para sua empresa
Se você utiliza o blog da empresa ou
as redes sociais para divulgar conteúdos saiba que o que você publica precisa
ser de interesse dos seus clientes ou possíveis clientes, e não de sua própria
empresa. Não faça apenas propaganda, procure gerar algo relevante para seu
público. Desta maneira ele ficará próximo e seguirá seu conteúdo, caso
contrário você irá “falar” apenas para seus funcionários e família.
4) Você é o que você curte,
compartilhe e tuíte
As barreiras profissionais e pessoais
praticamente sumiram com a expansão da Internet e das redes sociais. O dono de
uma empresa já não pode mais publicar, compartilhar ou tuitar conteúdos que
tenham algo que não estão de acordo com a filosofia de sua empresa. Então,
evite publicar conteúdos que podem denegrir sua imagem, já que agora ela está
totalmente associada a sua empresa.
5) Facebook e redes sociais não são
brincadeira
Os empreendedores que acham que as
redes sociais são apenas sites para adolescentes brincarem precisam rever seus
conceitos. Muitos negócios são feitos direta, ou indiretamente nestas redes.
Trabalhos de exposição de marcas (branding), engajamento, marketing de
relacionamento e marketing de conteúdo são muito bem vindos nestas “mídias”.
6) Você não precisa estar em todas as
redes
Pensar em participar e estar em todas
as redes sociais pode ser uma coisa que desanime o empreendedor. Mas, você não
precisa estar em todas as redes, você só precisa estar onde o seu público alvo
está. Além das redes sociais mais tradicionais (Facebook, Twitter e Orkut),
procure redes sociais, fóruns, grupos e blogs de nicho, onde apenas pessoas
interessados em determinados assuntos entram. É lá que você fará os melhores
negócios.
7) Parece fácil, mas não é
Todo o trabalho de marketing digital
ou marketing na internet, como também é conhecido, parece simples, já que é só
sentar em frente a um computador e começar a criar. Mas, não é bem assim, antes
de criar suas ações, estude e leia muito sobre isso. Se você não tiver tempo
para fazer isso, já que o empreendedor precisa estar focado em seu core
business, contrate uma agência/consultoria de marketing digital ou um
profissional habilitado para trabalhar em sua empresa.
Não deixe de usar os meios digitais
para expor e divulgar sua empresa. Se bem feitas, as ações digitais podem
trazer resultados impressionantes para sua empresa!
Fonte: Portal Empreendedor
Moderno