As
vendas deste Dia das Mães devem ser puxadas pelas roupas e
calçados, apontou pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Associação
Comercial de São Paulo (ACSP), feita em parceria com o Instituto Ipsos. Dos mil
entrevistados ouvidos em todo o País, entre os dias 20 e 30 de abril, 37,9%
pretendem comprar roupas e calçados de presente.
O grupo
joias, perfumes e bijuterias ficou em segundo lugar na intenção de compras
(18,2%), seguido por eletrodomésticos (13,5%), celulares (6,1%), CDs e livros (
6%). Os consumidores indecisos somaram 15,2%. Já 4,5% dos entrevistados
responderam que pretendem comprar "outros" itens.
Entre
os eletrodomésticos, 5,6% dos entrevistados das classes A e B devem comprar
televisões, enquanto a preferência de 5,8% das classes D e E são por fogões.
"Os
dados desta pesquisa mostram que o Dia das Mães promete ser bom, pois cerca de
20% das compras serão de bens duráveis, perdendo apenas para roupas e calçados,
com a ajuda do clima frio", afirmou em nota o presidente da ACSP e da
Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério
Amato.
Em
relação à forma de pagamento, a maioria afirmou que prefere pagar à vista as
roupas e calçados (86%) e as joias e perfumes (87%). O pagamento à prazo é
preferência para as compras de fogão (83%), televisão (54%), tablet (53%) e
geladeira (52%).
Fonte: Agência Estado