terça-feira, 15 de maio de 2012

Crise no Setor Têxtil Obriga Tavex-Santista a Demitir 130


Segundo o sindicato da categoria, o grupo conta aproximadamente dois mil funcionários no município

A Tavex-Santista Têxtil deve concluir até hoje a demissão de 130 funcionários da unidade de Americana. A decisão foi informada na última semana ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil como irreversível, motivada pela necessidade de adequação no quadro de produção da empresa, que enfrenta a concorrência da entrada facilitada de produtos importados da China, assim como todo o setor. Ainda segundo o sindicato da categoria, o grupo conta aproximadamente dois mil funcionários no município.

A empresa realizou uma triagem entre os trabalhadores e consultou quais deles tinham interesse na dispensa do quadro, também de acordo com a entidade. Aqueles que optaram pela demissão foram priorizados pela Tavex-Santista Têxtil. O processo de desligamento teve início na sexta-feira (11) e a expectativa é de que seja encerrado até hoje, para que o sindicato possa homologar as demissões. Assim, os trabalhadores podem receber o FTGS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e dar entrada no pedido de seguro-desemprego.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil reforçou, por meio da assessoria de imprensa, que acompanha o processo e confia no cumprimento dos direitos trabalhistas por parte da empresa. Além disso, informou que após as demissões e o rearranjo do quadro de funcionários, o grupo, formado pelas companhias espanhola e brasileira, pretendem recontratar 30 pessoas. Funcionários demitidos que entraram em contato com a reportagem do LIBERAL, ontem, disseram que o número de desligamentos seria maior do que foi informado pela empresa ao sindicato, em torno de 300. Porém, tanto a entidade que representa a categoria como o grupo têxtil não confirmaram a informação.

A Tavex-Santista Têxtil foi procurada pela reportagem do LIBERAL, ontem à tarde, por meio da assessoria de imprensa, para comentar a decisão tomada. Até o fechamento da matéria, porém, às 17 horas, a empresa ainda não havia se manifestado sobre os questionamentos.