quarta-feira, 28 de março de 2012

Inadimplência de pessoa física segue no maior nível em mais de dois anos

Fonte: CACB

A taxa de inadimplência das pessoas físicas, que mede atraso de pagamento superior a 90 dias, permaneceu estável em 7,6% em fevereiro deste ano, no maior patamar desde dezembro de 2009 (7,7%), informou nesta terça-feira (27) o Banco Central.
 
Em dezembro do ano passado, a taxa estava em 7,4% (número revisado), passando para 7,6% em janeiro deste ano. Em todo ano passado, a taxa de inadimplência das pessoas físicas avançou 1,7 ponto percentual, visto que estava em 5,7% no fim de 2010.
 
Taxa geral de inadimplência
 
Já a taxa geral de inadimplência, que engloba operações de pessoas físicas e de empresas, permaneceu inalterada em 5,8% em fevereiro deste ano - o mesmo patamar de janeiro. Em todo ano passado, a taxa de inadimplência geral subiu um ponto percentual, visto que, em dezembro de 2010, estava em 4,5%, segundo números da autoridade monetária.
 
Empresas
 
Já a taxa de inadimplência das operações dos bancos com as empresas continou em 4,1% em fevereiro deste ano, o mesmo valor do primeiro mês deste ano, informou a autoridade monetária. Em todo ano de 2011, houve crescimento de 0,4 ponto percentual na inadimplência das empresas, uma vez que o indicador somou 3,5% no fim de 2010.