quarta-feira, 7 de março de 2012

Custo da lei trabalhista é destaque da Empresa Brasil

Fonte: CACB

Os custos impostos pelas leis trabalhistas e pela alta carga tributária, especialmente, às micro e pequenas empresas são o tema da reportagem de capa da revista Empresa Brasil de fevereiro. A matéria faz uma reflexão sobre como um tratamento diferenciado na legislação entre os portes de empresas poderia impulsionar os pequenos negócios aproveitando o momento de estabilidade e crescimento econômico do Brasil. A publicação, editada mensalmente pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), já está disponível no site da entidade (www.cacb.org.br). A versão impressa começa a ser distribuída no início da próxima semana.

Além da matéria de capa, a edição número 79 da Empresa Brasil mostra como o Núcleo Estadual de Automecânica do Rio de Janeiro tem crescido com qualificação, estratégias de marketing e parcerias. Com 120 empresas em 11 municípios fluminenses, o núcleo tem investido em cursos de mecatrônica e na central de compras para ampliar o profissionalismo e reduzir custos. Os empresários também levaram a sério o trabalho em parceria para permitir a recuperação de empreendedores que foram muito afetados pelas chuvas na região Serrana do estado em 2011. 

Outra reportagem aborda a queda do uso do cheque no país, revelando a preferência do brasileiro pelas operações com cartões. De acordo com o Banco Central, houve uma redução de 40% na compensação de cheques entre 2005 e 2010 e aumento de 157% no uso de cartões de débito. A aplicação da educação digital no Brasil, o seminário sobre cooperação internacional promovido pela CACB e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em março, e as experiências bem-sucedidas em câmaras de mediação e arbitragem e postos de conciliação também fazem parte da nova edição da revista. 

A Empresa Brasil é distribuída, principalmente, para federações e associações comerciais de todo o país. 

Cartilha 

Nesta edição da revista os leitores terão ainda acesso a Cartilha “Inovação para Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte”. A publicação foi elaborada pelo Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Na cartilha, o pequeno empreendedor encontrará informações sobre acesso à crédito, legislação e as principais instituições que podem ajudar micro e empresas de pequeno porte a investir e conquistar diferenciação e competitividade nos negócios.