Fonte: Agência SEBRAE
Sondagem realizada pelo Sebrae junto a empresários de pequenas
empresas revelou que a maioria desconhece o conceito de
sustentabilidade, embora desenvolvam ações que mostrem sua aplicação no
cotidiano. Apesar de 58% dos empreendedores afirmarem não ter
conhecimento sobre o tema, na prática, entre 61% e 80% já realizam algum
tipo de ação sustentável, como controle de consumo de energia, água e
papel; coleta seletiva; e tratamento de resíduos tóxicos, tais como
solventes, produtos de limpeza e cartuchos de tintas.
“Hoje, sustentabilidade é um diferencial de competitividade em todo o
mundo, principalmente sob o aspecto do marco legal, já que as
certificações de qualidade são requisitos para aquisição de produtos ou
contratação de serviços”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos
Alberto dos Santos. E, cada vez mais, observa o diretor, os consumidores
estão mais seletivos e exigem produtos e serviços sustentáveis, ou
seja, ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente
viáveis.
A pesquisa mostra que grande parte dos empresários responde de forma
proativa e até intuitivamente às demandas do mercado. A maioria (72%)
considera que devem atribuir um alto grau de importância ao meio
ambiente, enquanto apenas 17% acreditam que esse grau de preocupação
deve ser médio, seguido por 6% (baixo) e 5% (que não souberam
responder).
Os empreendedores também enxergam a sustentabilidade como um fator
mais amplo, associado não somente ao meio ambiente, mas também às
questões sociais e econômicas. Isso demonstra que o conhecimento dos
pesquisados sobre o assunto não é nulo. Entre eles, 83% disseram que
sustentabilidade está fortemente associada ao meio ambiente, 79%, aos
assuntos sociais e 78% também aos econômicos. Além disso, para 47% dos
consultados a preocupação ambiental representa oportunidades de ganhos.
Além de gerar lucros, 69% dos empresários entrevistados concordam que a
adoção de práticas sustentáveis passa uma boa imagem para os clientes
em termos de preservação ambiental, contra 17% que não acreditam nessa
lógica e 14% que não responderam. Um elevado percentual dos pesquisados,
79%, têm consciência de que empresas com ações de preservação do meio
ambiente podem atrair mais clientes.
Apenas 12% não relacionaram o
aumento de clientela a medidas de preservação e 9% não responderam.
“Os empresários implementam boas práticas com o objetivo de reduzir
gastos, principalmente de insumos. Por isso, o debate ambiental passa
necessariamente pela eficiência”, avalia o diretor do Sebrae. Segundo
ele, é preciso aumentar a eficiência dos processos produtivos a partir
do menor consumo de materiais renováveis, como energia e
matérias-primas.
A sondagem foi realizada pelo Sebrae com o objetivo de
aprofundar a percepção sobre o nível de conhecimento das micro e
pequenas empresas em relação ao tema e sua aplicação nos
empreendimentos. Para isso, a instituição entrevistou 3.058 empresários
de todo o país, nos segmentos de comércio e serviços (83%), indústria e
construção civil (12%) e agronegócios (5%).