segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Projeto leva empreendedor aos bastidores da moda

Fonte: Agência SEBRAE

Brasileiros criativos de todo o país tendo a oportunidade de dialogar com as principais grifes do universo da moda, apropriando-se do conhecimento e da vivência de empresas de sucesso e quebrando um tabu de inacessibilidade a este mercado. Esse é objetivo do convênio do Sebrae e do Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), assinado na última sexta-feira (19), durante a São Paulo Fashion Week (SPFW), na capital paulista.
 
“Vamos poder incluir as pequenas empresas criativas que querem entrar neste mercado competitivo e muitas vezes aparentemente fechado”, disse o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, durante a coletiva de imprensa. Segundo ele, o convênio tem a abrangência dos três segmentos que envolvem a cadeia produtiva da moda: confecção e têxtil, gemas e joias e calçados e acessórios em couro.
 
O convênio prevê cinco linhas de atuação, que serão desenvolvidas nos principais eventos do calendário da moda no Brasil: São Paulo Fashion Week (SPFW), Fashion Rio, Rio-à-Porter, Revista Mag! e Movimento Hot Spot. Estão programadas consultorias, capacitações, palestras e participações dos empreendedores em feiras, workshops e exposições de eventos do setor.
 
Segundo Barretto, atualmente 8 mil empresas fazem parte da rede de atendimento do Sebrae no segmento de moda. “Queremos fazer uma seleção das empresas que inicialmente serão atendidas pelo convênio e terão a chance de vivenciar um mundo com o qual não estão acostumadas, incorporando um padrão de qualidade e inovação que possa atender tanto o mercado nacional como o internacional”, disse o presidente do Sebrae.
 
Para o presidente do In-Mod, Paulo Borges, o convênio marca uma das principais estratégias do instituto, que é trabalhar a moda como plataforma que vai muito além da roupa. “Este momento celebra uma percepção estratégica ligada à indústria da moda: olhar para uma cadeia produtiva com mais de 30 mil empresas, na qual a maioria é de micro e pequenas. Esse mercado mudou muito nos últimos anos. Hoje a moda é transversal e é preciso ter um relacionamento com toda a cadeia”, afirmou Paulo.
 
O projeto concretiza intensa negociação realizada ao longo de dois anos. Os trabalhos começam nesta edição do SPFW, com a assinatura do convênio. As empresas apoiadas pelo projeto participarão, a partir das próximas edições, de um grupo restrito de convidados com acesso aos ambientes de exposição e desfiles, para conhecer e imergir no ambiente da moda. Nas próximas edições dos eventos do Calendário Oficial da Moda, no segundo semestre de 2012, já serão realizadas exposições de produtos dessas empresas.
 
O convênio assinado nessa sexta-feira, no valor de R$ 20 milhões - 50% para cada uma das entidades -, deverá inicialmente contemplar 250 micro e pequenas empresas. Interessados em participar têm de procurar os escritórios do Sebrae em todo o país. Participaram também da coletiva de imprensa o diretor Técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, e o superintendente do Sebrae em São Paulo, Bruno Caetano.
 
SPFW

O In-Mod é o realizador do SPFW e do Fashion Rio, dois dos maiores eventos de moda do país. O SPFW, que acaba de completar 15 anos, está entre as cinco semanas de moda mais importantes do mundo, além de ser o mais representativo do setor no Hemisfério Sul. A primeira edição deste ano começou na quinta-feira (19) e vai até terça-feira (24).
 
Paulo Borges aproveitou a coletiva para anunciar uma mudança no Movimento Hot Spot, festival de artes integradas que pretende identificar, expor e premiar talentos inovadores em diferentes segmentos, com eventos que convergem criatividade, tecnologia e economia. “O movimento se tornará um prêmio nacional com duração de 18 meses e atuará em 11 áreas de atividade. Além disso, será uma dos braços do convênio assinado hoje”, disse. O lançamento oficial acontecerá em março e o Sebrae será um parceiro institucional.
 
O convênio prevê também que nas edições da revista Mag! o leitor encontrará informações sobre as empresas atendidas pelo projeto e o catálogo dos produtos. A publicação, há mais de cinco anos no mercado, é lançada em edições bimestrais com artigos sobre arte, comportamento, música, tendências, literatura, estilo, arquitetura e moda.