segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Estilista baiana faz sucesso com moda sustentável

Fonte: Agência SEBRAE

Nas mãos da estilista Márcia Ganem, restos industriais se transformam em vestidos de luxo. A baiana, que combina fibras reaproveitadas com artesanato tradicional, é referência de moda no Brasil e no mundo. Seu trabalho integra a série Super Ideias, realizada pelo Canal Futura em parceria com o Sebrae. Formada por interprogramas exibidos nos intervalos da programação da emissora, a série mostra experiências de sucesso nos negócios a partir de ações sustentáveis.

O ateliê surgiu em 1996, em Salvador (BA), como um espaço de criação e pesquisa tecnológica. Dois anos depois, a estilista deu início a uma pesquisa sobre o uso da fibra de poliamida na moda e detectou nela uma oportunidade. Muito utilizada na indústria automotiva, na fabricação de cintos de segurança e manta de pneus, a fibra é um filamento altamente resistente, podendo ser reutilizada para a confecção de fios.

Trabalhadas com pedras semi-preciosas, as fibras se tornaram marca registrada das peças de Márcia. “Por meio de pesquisas, descobri que esse material poderia ser reintroduzido na cadeia têxtil, iniciando um novo ciclo de vida. Agora, o que iria para o lixo vira matéria-prima para os meus produtos”, conta.

Outro diferencial no trabalho de Márcia é o tingimento dos materiais. Boa parte das fibras utilizadas, especialmente nos trabalhos de rendas para noivas, é colorida com materiais orgânicos, como casca de cebola.

Por sua arte e preocupação com a sustentabilidade, o trabalho de Márcia é único no país. Hoje, sua marca está presente no mercado europeu e a artista faz exposições em várias partes do mundo.