quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sebrae Pernambuco premia melhores práticas municipais

Agência SEBRAE

O Sebrae em Pernambuco promoveu, às 20h dessa terça-feira (13), na Arcádia Recepções de Apipucos, a entrega do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor. No evento, foram conhecidas as melhores práticas promovidas pelos municípios no sentido de desenvolver as micro e pequenas empresas, com resultados comprovados de estímulo ao desenvolvimento dos pequenos negócios e de modernização da gestão pública.

Este ano, a premiação teve a inscrição de projetos de 65 municípios. Destes, 44 apresentaram efetivamente iniciativas aptas a concorrer à premiação. O número representa 24% dos municípios pernambucanos e 60% da população do estado. Em Pernambuco, o prêmio tem como diferencial a categorização das cidades participantes em: Pequenas Cidades (até 30 mil habitantes); Médias Cidades (acima de 30 mil e com até 150 mil habitantes); e Grandes Cidades (mais de 150 mil habitantes).

A premiação também é realizada de acordo com os seguintes destaques temáticos: Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais; formalização de pequenos negócios e apoio ao Empreendedor Individual; Lei Geral Municipal; crédito e capitalização; planejamento e gestão pública para o desenvolvimento sustentável; promoção do desenvolvimento rural.

Em comum, os projetos selecionados têm sua atenção voltada para as empresas formais (ou em processo de formalização) e para os empreendedores individuais ou outras formas produtivas caracterizadas como negócio de pequeno porte (consórcio de empresas, arranjos produtivos e associação de pequenas empresas). Eles também lidam com uma ou mais das seguintes áreas de atuação: planejamento e infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social local; desburocratização; formalização da economia local; política tributária para os pequenos negócios; compras públicas locais; acesso à inovação e tecnologia; representação, cooperação e associativismo; acesso ao crédito e serviços financeiros; capacitação e empreendedorismo; Lei Geral Municipal; modernização da gestão pública para o desenvolvimento sustentável; e promoção do desenvolvimento rural.

O vencedor estadual – escolhido segundo critérios como nível da qualidade técnica do projeto e o impacto gerado na criação de novas empresas formais, entre outros – irá concorrer automaticamente à VII edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae Nacional e cuja premiação consiste em uma viagem internacional para conhecer experiências de sucesso em outros países. A premiação nacional será realizada no mês de maio do próximo ano. Em Pernambuco, a premiação é composta por capacitações para as prefeituras e cursos para os técnicos dos projetos vencedores.

Os vencedores da VIII edição do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor foram:

VENCEDORES
Pequenas Cidades
Triunfo Luciano Fernando de Sousa
Médias Cidades
Camaragibe João Ribeiro de Lemos
Grandes Cidades
Paulista Yves Ribeiro de Albuquerque
Melhor Projeto - Vencedor Estadual
CamaragibeJoão Ribeiro de Lemos
Compras públicas aos pequenos negócios locais
CamaragibeJoão Ribeiro de Lemos
Formalização de pequenos negócios e apoio ao Empreendedor Individual
RecifeJoão da Costa
Lei Geral Municipal
Caruaru – José Queiroz de Lima
Crédito e Capitalização
PetrolinaJulio Emilio Lossio de Macedo
Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável
Jaboatão dos GuararapesElias Gomes da Silva
Promoção do Desenvolvimento Rural
Cabo de Santo AgostinhoLuiz Cabral de Oliveira Filho

Promovido pelo Sebrae em Pernambuco, o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor tem o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). Em suas oito edições, o reconhecimento já teve a participação de 144 municípios ao todo.