terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sebrae e parceiros apoiam cooperativas de crédito

O Sistema Sebrae e cooperativas de crédito vão investir R$ 5,3 milhões no projeto Fomento às Boas Práticas em Cooperativas de Crédito, que abrange 138 instituições do ramo. Ao todo, 17 projetos receberão esses recursos entre janeiro de 2012 e dezembro de 2014, para adoção de modelos e instrumentos de gestão e de relacionamento. A finalidade é melhorar o desempenho das cooperativas junto às micro e pequenas empresas associadas. Para abertura oficial do projeto aos 17 estados participantes da iniciativa, será realizado nesta quinta-feira (8) o Fórum de Boas Práticas em Cooperativas de Crédito.

O evento, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, começa às 9h com a participação de representantes do Banco Central, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), das cooperativas vinculadas aos sistemas Sicoob, Sicredi, Unicred, Cresol, Cecred, Ascoob e de dirigentes do Sebrae nos estados. Na oportunidade, será lançada a publicação “Disseminando boas práticas entre as cooperativas de crédito de micro e pequenas empresas”.

“Aumentar a participação do cooperativismo de crédito no mercado financeiro nacional é um grande desafio, que passa pelo fortalecimento das cooperativas de crédito do segmento empresarial. Para tanto, é fundamental a ampliação da escala e do escopo dos serviços financeiros oferecidos por essas cooperativas aos seus cooperados”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Segundo o diretor, as cooperativas de crédito podem e devem inovar, para facilitar e ampliar o acesso a crédito e a outros produtos e serviços financeiros por empreendedores, micro e pequenas empresas. Ele fará palestra no Fórum sobre a “Importância dos pequenos negócios no crescimento do cooperativismo de crédito brasileiro”.

O projeto pretende acelerar o amadurecimento das cooperativas de crédito que atuam com pequenos negócios, fortalecer esses empreendimentos para enfrentar a concorrência e melhorar o atendimento aos associados. A seleção dos projetos foi feita ao longo de 2010. Os recursos serão aplicados em ações de cooperativas que trabalhem com os pequenos negócios e que tenham criado ou adequado seus serviços e produtos financeiros para atender empreendedores individuais e micro e pequenas empresas, entre outras ações.

O Fórum de Boas Práticas em Cooperativas de Crédito vai apresentar também quatro experiências bem-sucedidas de cooperativismo de crédito, sob a moderação do gerente de Crédito da OCB, Sílvio Giusti. Em foco, as boas práticas da Ascoob Serrinha, na Bahia, Sicoob Credmalhas, de Monte Sião (MG), Sicoob Metropolitano, de Maringá (PR), e Sicredi Cooperxingu, de Gaúcha do Norte (MT). Cerca de 150 participantes já se inscreveram para o evento.